PS acusa Governo de ser culpado pela diminuição do turismo na Terceira
Diário dos Açores

PS acusa Governo de ser culpado pela diminuição do turismo na Terceira

Previous Article Previous Article PSD responde que as contas fazem-se no fim do ano
Next Article Tribunal absolve Coliseu de pagar indemnização Tribunal absolve Coliseu de pagar indemnização

O PS/Terceira alertou para a quebra de dormidas em alojamentos turísticos na ilha, em Fevereiro e Março, acusando o Executivo açoriano de não ter uma estratégia para o sector.
“Pelo segundo mês consecutivo, no ano de 2023, a ilha Terceira teve quebras nos seus números relativos às dormidas turísticas”, afirmou o membro do secretariado da Terceira do PS, Luís Leal, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.
Segundo o dirigente socialista, que citou dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em fevereiro, a Terceira registou uma quebra no turismo de 21%, equivalente a 5.304 dormidas, face ao mesmo mês de 2020 (pré-pandemia de covid-19), e, em março, baixou 18% em relação ao mesmo mês de 2022, contabilizando menos 5.681 dormidas.
Graciosa, Terceira, Corvo e São Jorge registaram quebras nas dormidas em hotelaria, tipologia que registou mais de metade das dormidas turísticas da Região nesse mês.
“Ao contrário do que acontece no país, na Europa e até noutras ilhas da Região, na ilha Terceira o turismo está a diminuir significativamente, o que constitui uma dificuldade acrescida ao desenvolvimento da nossa ilha e uma maior perda de importância no contexto regional”, frisou o membro do secretariado da Terceira do PS.
Luís Leal acusou o Governo Regional de não ter “uma estratégia promocional conjunta estruturada, enquanto arquipélago”, alegando que os voos que se destinavam à Terceira “passaram a ser canalizados para outra ilha” ou foram “suspensos”.
“A redução do turismo na ilha Terceira explica-se com a redução de operações aéreas para a Terceira com destinos estrangeiros, a redução de ligações da Ryanair [e] o término dos encaminhamentos gratuitos entre ilhas, o que permitia que um turista viajasse para a ilha de São Miguel, por exemplo, se o seu destino final fosse a Terceira e não pagaria mais por isso”, salientou.
Para Luís Leal, é preciso reforçar as ligações aéreas da Terceira com outros destinos turísticos e manter as existentes, bem como “melhorar a aposta na promoção externa” e criar “novos produtos turísticos para a ilha”.
“A continuar o abandono e o desinvestimento do Governo dos Açores na ilha Terceira, os empresários ficam a perder, os trabalhadores do sector prejudicados, o destino enfraquecido e a ilha Terceira continua a ficar para trás, também, no sector turístico”, criticou.

Share

Print

Theme picker