A CRIAMAR criou  um mundo de afectos
Diário dos Açores

A CRIAMAR criou um mundo de afectos

Previous Article “Consumo: codificar o direito ou ‘adubar’ o caos?”
Next Article Diário de um açoriano na Jornada Mundial da Juventude Diário de um açoriano na Jornada Mundial da Juventude

A CRIAMAR foi  uma instituição criada há quinze anos, precisamente em 2007, pelo Dr. Dionísio  Pestana, fundador e presidente do Grupo Pestana, tendo incumbido para a gerir, o antigo Secretário do Turismo da Madeira,  poeta e escritor João Carlos Abreu.
A organização criada com o propósito de humanizar e tornar mais válida intelectualmente as crianças e jovens, sobretudo de camadas mais desfavorecidas ou em risco.
Nesse sentido, foram estabelecidas várias áreas: Artes Plásticas, Literatura, Desporto, Botânica, Teatro e Música, no sentido de tornar mais rececptiva, dialogante e esclarecidas todas as crianças, tornando-as homens e mulheres de amanhã, mais bem preparados para poderem dar o seu contributo à sociedade e terem um futuro mais risonho.
Nestes quinze anos, A CRIAMAR levou a efeito uma série de iniciativas, sendo algumas delas inéditas em Portugal, como a criação ‘’Cria Poesia’’, com a participação de milhares de jovens das escolas das ilhas da Macaronésia. 
Iniciativa que despoletou e incentivou o interesse da poesia nas crianças – Poesia Fundamental na formação da juventude como seres humanos e alimento fornecedor de um melhor entendimento para com o homem e o mundo, tornando-as mais receptivas e corajosas aos embates da vida que o futuro lhes reserva.
Não só, mas também,  teve o condão de aproximar os jovens dos Arquipélagos dos Açores, Canárias e Cabo Verde, dando a conhecer as suas tradições e costumes, visto que a maioria as desconhecia, e foi essa a brilhante ideia de as unir, o que constituiu um corolário que todos puderam irmanar com orgulho.
Outra iniciativa de grande visão e alcance, foram os Torneios de Futebol das Crianças, que reúne um conjunto que atinge as 300 a 400, dando-lhes a liberdade de se expressarem através dessa modalidade que tanto as atrai e fisicamente beneficia.
E ainda, os ENCONTROS INTERNACIONAIS DE POESIA, que tem aproximado poetas e escritores das ilhas, num verdadeiro intercâmbio, traduzido em experiência pessoal e repartido, constituindo uma mais valia para o  conhecimento idiossincrático de cada povo que habita as maravilhosas ilhas dos Arquipélagos dos Açores, Madeira e Cabo Verde, estendendo-se ao Continente.
É gratificante constatar o valioso  património humanístico, e temos a crer,  que a CRIAMAR foi pensada para criar um Mundo de Afectos, unir pela filantropia,  o que neste mundo falta, união e amor pelo outro.
Bateu e entendeu o coração de dois Homens, espalhando generosidade, o que dá e o que executa: Dionísio Pestana e João Carlos Abreu, a quem temos de dizer – OBRIGADO!
Também não nos poderemos esquecer do staff que acompanha todas as operações realizadas na CRIAMAR, e que é necessário fazer jus: Ana Oliveira, Filipa, Rosário Antunes, Margarida Reis, João Pedro Gonçalves Borges, Sandro Abreu de Freitas, José Alexandre, David Teixeira e Adelino Miranda, todos eles  - parte deste universo de bem fazer.
Para assinalar a efeméride,  foi lançado um livro intitulado:  CRIAMAR – UMA CAMINHADA DE AMOR, com testemunhos de várias personalidades, e com prefácio de João Carlos Abreu.

Victor de Lima Meireles

Share

Print

Theme picker