Cordas World Music Festival é  o epicentro do mundo dos cordofones no meio do Atlântico Norte
Diário dos Açores

Cordas World Music Festival é o epicentro do mundo dos cordofones no meio do Atlântico Norte

Previous Article Um Historiador Português na Universidade de São Paulo

Opinião

O Festival Cordas é uma experiência disponível para todos, dos mais aos menos jovens, gratuita, descentralizadora, que ao longo das suas oito edições tem abrangido os mais variados géneros musicais e outras artes para além da música, sempre associadas, claro está, às Cordas, não fossem os Açores, e em especial a Ilha do Pico, terra de tocadores, de chamarritas, sapateias e muito mais.
Com convicção podemos dizer que o Cordas é muito mais que simples atuações e espetáculos. O Cordas é uma escola. Promove a partilha de conhecimentos e culturas através dos mais variados instrumentos de cordas, ao mesmo tempo que imergimos na música e nos espaços onde a fazem ecoar, quer seja em auditórios ou museus, quer em grutas, moinhos ou a montanha mais alta de Portugal.
O Cordas colhe e semeia através destas experiências, da partilha da música quer seja ela tradicional açoriana, finlandesa ou de qualquer ponto do mundo. Promove laços entre culturas, comprova que a música é uma língua universal e que esta é um mecanismo essencial para aprendermos e crescermos.
E sim é mesmo para todos. Além de todos os mais variados palcos o Cordas vai ao encontro, promovendo ações de sensibilização para a música nos infantários, escolas e lares!
Tudo isto em oito dias na Madalena do Pico.
*Cantautor açoriano, João Moniz, fez arranjos para a Viola da Terra das suas músicas originais, para a sua segunda participação no Festival Cordas.

João Moniz*

Share

Print

Theme picker