Semana Cultural Açoriana arranca hoje  em Toronto e promove as ilhas no Canadá
Diário dos Açores

Semana Cultural Açoriana arranca hoje em Toronto e promove as ilhas no Canadá

Previous Article Pobreza nossa de cada dia

Com o tema “Açorianidade: Ontem, Hoje e Amanhã”, arranca hoje em Torornto, no Canadá, a 23.ª Semana Cultural dos Açores, sendo que a noite de encerramento está marcada para 17 de Novembro.
Sob a organização da equipa da Casa dos Açores do Ontário (CAO), a sessão de abertura acontece pelas 17:00h de hoje, com a abertura das exposições e entoação dos hinos do Canadá, de Portugal e dos Açores, a cargo do cantor Tony Câmara.
 Nesta sessão de abertura está também programado acontecer a mensagem de Fátima Bento, Presidente da Assembleia-geral, e de Suzanne Cunha, Presidente do Executivo desta organização açoriana sedeada em Toronto.
Para além de intervenções a cargo de autoridades canadianas e portuguesas, merece destaque a intervenção da Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum, que também falará nesta sessão de abertura.
Haverá ainda um apontamento musical pela voz de Tony Câmara, um artista luso-canadiano com raízes micaelenses. Referencia-se que Tony Câmara foi desde cedo foi exposto ao mundo da música, desde logo pelos seus pais, o conhecido Antonio Tabico e artista Lurdes Faria.
Para além do Pico de Honra, a sessão inaugural desta semana dedicada aos Açores incluiu, como acontece sempre, a apresentação de um tema musical que fará a abertura e o fecho de cada dia festivo, honrando os Açores e as suas gentes.
Este ano, a apresentação será feita pelo jornalista Rómulo Ávila, e a escolhe da CAO recaiu sobre os temas: “Postal para os Açores” de Chico Ávila e “Assim se diz” de José Duarte, registando-se que os dois artistas têm origens em São Roque do Pico, nos Açores.
Para amanhã, o serão é dedicado ao tema “O brincar de ontem e de hoje VS o uso excessivo das novas tecnologias”, promovendo-se uma reflexão entre todos participantes, existindo ainda espaço para a realização de jogos tradicionais açorianos, actividades essas dinamizadas por Odília Janeiro, Vice Presidente do Executivo da Casa dos Açores.
Também nesta noite, haverá a actuação de César Russo, um jovem açoriano com raízes na Ribeira Grande, São Miguel, mas a residir no Canadá, seguindo-se um convívio e beberete, com destaque para as malassadas, bem típicas das ilhas dos Açores.
A Intervenção via zoom do cónego Adriano Manuel Torres Borges, Ex-reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, sob o tema “A Vivência e a Fé de um Povo”, marcará o início do serão de Terça-feira (7) desta Semana Cultural. Merece destaque um magnífico apontamento musical do Trio da Associação Cultural de São Roque do Pico, onde Helder Bettencourt, Margarida Malaquias e Vitor Gomes farão desde a Prainha, em São Roque do Pico, para o Canadá, uma verdadeira homenagem à Casa dos Açores do Ontário e a todos os emigrantes que um dia saíram da sua terra à procura de uma vida melhor.
Depois deste momento, e antes do convívio e beberete, com destaque para a massa sovada e o arroz doce, sobe ao palco da Casa dos Açores, situada no número 1136 da College Street, a artista Jessica Amaro, que encantará todos os presentes com a sua voz. Refira-se que a artista tem também “sangue açoriano”, sendo que a sua mãe é natural do Nordeste (Algarvia) e o seu pai de Santa Clara, em Ponta Delgada.
Já na Quarta-feira (8), o momento alto vai para a intervenção do Director Regional das Comunidades do Governo dos Açores, José Andrade, subordinada ao tema “A emigração açoriana: presente e futuro”, seguindo-se uma actividade entitulada “Surpresa - uma viagem no tempo”, onde consta um apontamento histórico/de arquivo a cargo de Rómulo Ávila, natural da ilha do Pico. Depois da actuação da cantora Lídia Sousa, artista conceituada no seio comunidade e com raízes na ilha de Santa Maria, que certamente animará com o seu “show” muito característico todos os presentes, segue-se mais um convívio e beberete.
O Executivo da Casa dos Açores do Ontário, liderado por Suzanne Cunha, salienta que “de Domingo a Quarta-feira, a entrada é livre”, apelando “a que todos participem”.
A registar ainda que no dia 11 de Novembro haverá um jantar comemorativo de gala, com vista à celebração dos 38 anos de existência da Casa dos Açores. Um dia que terá um programa muito próprio da ocasião, numa noite que será apresentada por Fátima Bento, actual Presidente da Assembleia-geral da Casa que representa as nove ilhas dos Açores no Canadá. Do programa assinala-se a entoação dos Hinos do Canadá, de Portugal e dos Açores, a cargo de Tony Câmara, que fará também um concerto musical. Musicalmente a noite será ainda animada pelo DJ Elite Sound e será entregue a insígnia “Açor de Ouro”.
A 23ª Semana Cultural dos Açores tem o seu encerramento marcado para o dia 17 de Novembro, naquele que será um verdadeiro serão açoriano. A noite apresentada por Rómulo Ávila, será de cantorias regionais bem à moda do arquipélago, com cantadores vindos dos Açores (Helder Pereira, José Pimentel, Rui Santos e Carlos Sousa), acompanhados por tocadores locais (Chris Freitas e David Freitas).
Note-se ainda que a 19 de Novembro realiza-se a reunião de sócios - a Assembleia-geral da Casa dos Açores do Ontário - que tem como objectivos a apresentação de contas a e eleição de novos corpos sociais, com a “Casa” a querer continuar como ponto de encontro da comunidade açoriana, e a ter como Patrono o Divino Espírito Santo, unindo assim todas as ilhas dos Açores.

Share

Print
Ordem da notícia2992

Theme picker