Psicólogos dos Açores, Madeira e Canárias definem vias de colaboração
Diário dos Açores

Psicólogos dos Açores, Madeira e Canárias definem vias de colaboração

Previous Article Trafulhices da República
Next Article Turismo já rendeu mais 23 milhões de euros do que no ano passado Turismo já rendeu mais 23 milhões de euros do que no ano passado

Os representantes dos psicólogos da Madeira, dos Açores e de Tenerife (Canárias) definiram vias de colaboração.
Foi numa reunião à margem do I Encontro sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, que se realizou Quinta e Sexta-feira, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.
A reunião juntou o Presidente da Direcção da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Renato Gomes Carvalho, o Presidente da Direcção Delegação Regional dos Açores da OPP, Marco Santos, e a Presidente do Colégio Oficial de Psicólogos (COP) de Tenerife, Carmen Linares.
Madeira, Açores e Canárias têm em comum o facto de terem passado por catástrofes e os psicólogos tiveram um papel muito importante nessas situações.
“Foi uma reunião importante para conhecer as realidades e desafios de cada um dos contextos e desenhar formas de colaboração”, afirmou Renato Gomes Carvalho, Presidente da Delegação Regional da Madeira da OPP.
O Presidente da Direcção da Delegação Regional dos Açores, Marco Santos, destacou “a oportunidade que se cria nesta parceria, nomeadamente na troca de boas práticas perante os desafios societais”.
A questão do acesso ao serviço dos psicólogos foi um dos temas em análise. Nos Açores e na Madeira o facto de haver psicólogos nos cuidados de saúde primários, nas escolas e outros serviços públicos faz com que existam menos dificuldades no acesso.  Já nas Canárias só agora começam a existir psicólogos nos cuidados de saúde primários, como um projecto-piloto, explicou Carmen Linares. “Para aceder a serviços mentais especializados as listas de espera podem oscilar de seis meses até, inclusive, um ano de espera”.
Na reunião, que juntou os representantes dos psicólogos da Madeira, Açores e Tenerife, referiu-se ainda a importância de se continuar a reforçar a utilização da ciência psicológica no desenho de políticas públicas e na implementação de medidas.
As três regiões comprometeram-se em avançar com iniciativas comuns no futuro e definiram que o II Encontro sobre Saúde Psicológica e Bem-estar vai realizar-se em Ponta Delgada, nos Açores, e a terceira edição será em Tenerife, nas Canárias.

Share

Print

Theme picker