Diário dos Açores

“Encontro e Hora do Conto” com Carlos Nuno Granja na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira

Next Article Direitos & Deveres

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, na cidade de Lagoa, irá acolher, no dia 14 de Novembro, a iniciativa “Encontro com Hora do Conto” com o autor Carlos Nuno Granja. Esta actividade será dividida em duas sessões, uma dedicada aos alunos do primeiro ciclo da Escola Básica Integrada de Água de Pau e outra aos alunos das valências de Centros de Actividades de Tempos Livres (CATL) do concelho. Para além destas acções, o autor vai realizar outras duas sessões na Lagoa, que irão abranger cinco turmas do agrupamento, no dia 15 de Novembro, estas a convite e numa iniciativa da Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada de Lagoa.
Com uma vasta carreira no sector da educação, sendo professor do primeiro ciclo há 25 anos e exercendo funções de professor bibliotecário, é autor de livros de vários géneros literários, com 36 livros publicados, destacando-se a literatura para a infância. Carlos Nuno Granja, nascido em Ovar em 1975, já participou em diversas iniciativas como apresentação de livros, sessões de conto, conversas com leitores, oficinas de incentivo à leitura e à escrita e mediação de leitura. É o programador do Festival Literário de Ovar, desde a sua primeira edição, e organiza outros eventos literários e culturais, participando como autor em festivais, feiras do livro e tertúlias. Moderou mesas de conversa entre escritores e diversos agentes do meio literário.
O autor é licenciado em Ensino Básico, tem mestrados em Estudos Clássicos, pela Faculdade de Letras de Coimbra, e em «Educação e Formação - Administração e Políticas Educativas», pela Universidade de Aveiro, e uma pós-graduação em «Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Actividades Educativas», pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É, ainda, formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na área das bibliotecas, da literatura e do português.
Recentemente, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco 2023. Além disso, tem um programa de rádio sobre literatura, intitulado “A ler é que a gente se ouve”, na AV FM, e um programa sobre a actualidade, com diversos convidados, ao longo do mês, com o nome: “Sobre tudo e sobre nada”. É, ainda, proprietário da livraria Doninha Ternurenta, em Ovar.
Despertar o gosto pelo prazer da leitura, proporcionar um encontro entre escritor e leitor, e incentivar o público a usufruiu da biblioteca, seja pelo seu acervo, seja pela oferta educativa e cultural que possui, são alguns dos objectivos desta iniciativa.

 

Share

Print

Theme picker