Pedro Nascimento Cabral salienta “grandeza artística e humana”   de José Pracana
Diário dos Açores

Pedro Nascimento Cabral salienta “grandeza artística e humana” de José Pracana

Next Article Os 3 “I’s” – Incapacidade, Irresponsabilidade e Instabilidade

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, salientou “a grandeza artística e humana” de José Pracana, guitarrista açoriano que acompanhou alguns dos maiores nomes do fado como Alfredo Marceneiro e Amália Rodrigues.
“Hoje, recordamos e celebramos a grandeza artística e humana de José Pracana. Bem sabemos que sempre se auto-intitulou amador mas por todos nós lhe deve ser reconhecida a excelência e a dimensão internacional”, afirmou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava, na inauguração da exposição de homenagem a José Pracana, que pode ser apreciada no Salão Nobre do Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, até ao dia 29 de Novembro, entre as 11h00 e as 16h00.
“Falamos de um homem que, a partir do Atlântico Norte abraçou e honrou o fado, contagiando os maiores vultos desta arte com o seu talento ímpar”, referiu o Presidente do Município, na cerimónia de homenagem póstuma.
Reconhecendo o legado histórico e cultural deixado por José Pracana, Pedro Nascimento Cabral sublinhou ainda que “o mínimo que a Câmara Municipal poderia fazer era associar-se a esta iniciativa”, contribuindo para evitar que “a sua memória possa diluir-se na bruma do horizonte”.
Intitulada “José Pracana”, a exposição patente no Coliseu Micaelense apresenta grande parte da colecção que o Museu do Fado expôs em 2019, que se constitui num vasto acervo pessoal do guitarrista, investigador e coleccionador micaelense.
Quem se deslocar ao foyer da casa de espectáculos vai, por isso, poder apreciar fotografias, jornais, discos, documentos, cartazes, instrumentos musicais, troféus e condecorações, bem como visualizar imagens de arquivo dos programas televisivos que José Pracana dirigiu.
Refira-se que, no dia 27 de Novembro, pelas 20h30,  o Coliseu Micaelense leva também a efeito um concerto de homenagem a José Pracana, que vai contar com a participação especial dos fadistas João Braga, Katia Guerreiro, José da Câmara, Jorge Fernando, João Nunes, Lina Rodrigues, Arminda Alvernaz, Custódio Castelo, Dinis Raposo, Rafael Fraga e apresentação de Júlio Isidro.
O evento assinala também o Dia Mundial do Fado, tendo como entidades parceiras a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Museu do Fado e a EGEAC, empresa municipal de cultura em Lisboa.
A entrada no concerto de homenagem póstuma a José Pracana é gratuita, mas carece obrigatoriamente do levantamento prévio de bilhetes, que já se encontram disponíveis no Coliseu Micaelense.
Mais informações podem ser consultadas através da seguinte hiperligação: https://bit.ly/josepracana .
José Pracana nasceu em Ponta Delgada, a 18 de Março de 1946, e faleceu a 26 de Dezembro de 2016 aos 70 anos de idade.
Actuou dentro e fora do país inúmeras vezes, tendo participado em vários programas televisivos.
José Pracana foi ainda autor de programas alusivos ao fado para a RTP, entre eles “Vamos aos Fados”, em 1976, e “Silêncio que se vai contar o Fado”, em 1992.
Em 2005, recebeu o prémio Amália Rodrigues na categoria de Fado Amador.

 

Share

Print

Theme picker