Diário dos Açores

Felicidade

Previous Article Emergência Psicológica uma necessidade?

Conselhos de médico

1 - Felicidade. Como é que se define a felicidade?
Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.
Felicidade pode ser definida por um momento em que há a perceção de um conjunto de sentimentos prazerosos. A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, com emoções ou sentimentos de contentamento, alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia (Wikipédia).
2 – Desde 2012 que a ONU divulga o Relatório Mundial da Felicidade. Este relatório baseia-se numa pontuação que inclui os seguintes aspetos: Produto Interno Bruto per capita (PIB pc); Segurança Social; Espetativa de vida saudável; Liberdade para fazer escolhas; Generosidade; Confiança e Distopia (o contrário de utopia /autoritarismo /opressão / ditadura).
3 – Em março de 2023 a ONU divulgou a lista dos países mais felizes do mundo. Pelo sexto ano consecutivo a Finlândia está em primeiro lugar. Este ano seguem-se os seguintes países: 2º Dinamarca; 3º Islândia; 4º Israel (antes da guerra); 5 Países Baixos;6º Suécia; 7º Noruega; 8º Suíça; 9º Luxemburgo e 10º Nova Zelândia.
Em 2023 Portugal ocupa o 56º lugar…!!!
Os países mais infelizes do mundo são: 1Afeganistão;  2 Líbano; 3  Serra Leoa; 4 Zimbábue; 5 Congo; 6 Botsuana; 7 Malawi; 8 Comores; 9 Tanzânia e 10 Zâmbia!
4    –Além dos diversos fatores políticos (PIB, Segurança Social, Vida Saudável, Liberdade, Confiança, etc.) existem diversos outros fatores de bons hábitos da população, que parecem comuns a muitos destes países nos primeiros lugares. Caminhar na natureza e usufruir de espaços verdes (Finlândia). Na Suécia a “lagom” é a filosofia local para a busca da felicidade. Em poucas palavras, ela convida a aproveitar a vida de forma equilibrada e não estar sempre à procura de mais e mais…!!! Na Finlândia dá-se muito valor às relações sociais e o rendimento (PIB per capita) contribui apenas com 1% para a felicidade. É como diz o nosso povo: “O dinheiro não dá felicidade” …!!! Neste país o sentido de comunidade, a igualdade, inclusão e educação de qualidade são o destaque.
5- Em resumo estes são os principais 5 fatores que levam à felicidade: 1 Fortalecer laços sociais de apoio. Pessoas em países felizes geralmente têm redes sociais fortes, com boas relações familiares e amizades. 2 Praticar atividade física regularmente. O exercício físico regular está relacionado a melhorias no bem-estar emocional e físico. 3 Passar tempo ao ar livre e em contato com a natureza tem demonstrado melhorar o humor e reduzir o stress. 4 Muitos países felizes valorizam práticas que promovem a atenção plena, reduzindo o stress e aumentando o bem-estar. 5Cultivar um senso de propósito na vida e praticar a gratidão são hábitos que podem aumentar a satisfação e a felicidade.
Notas:
1 – Portugal e os Açores poderiam facilmente “copiar” estas coisas boas destes países.
2 - Haja saúde. Haja saúde. Haja saúde.

António Raposo*

* Médico fisiatra
e especialista em medicina desportiva

Share

Print

Theme picker