Empresário açoriano na Califórnia apresenta livro em Ponta Delgada
Diário dos Açores

Empresário açoriano na Califórnia apresenta livro em Ponta Delgada

Previous Article Previous Article Remuneração bruta média por trabalhador açoriano aumentou 83 euros num ano
Next Article Jovens de S. Miguel fazem ‘grande vigília’ no Campo de S. Francisco para celebrar Dia Mundial da Juventude Jovens de S. Miguel fazem ‘grande vigília’ no Campo de S. Francisco para celebrar Dia Mundial da Juventude

O empresário açoriano Tony Goulart, a residir na Califórnia, nos EUA, vai apresentar Sexta-feira em Ponta Delgada, as 18h, na Biblioteca Pública, o seu livro “Portuguese Bands of California - 1898-2023”.
O autor, com origens na ilha do Pico e residência na Califórnia, destaca neste livro os diversos açorianos que desempenharam um papel fundamental na origem e fundação de mais de 20% das bandas portuguesas na Califórnia.
Entre os nomes de destaque, destacam-se dois topenses na narrativa de Tony Goulart: José Paulino da Silveira e Costa e Eleutério Borba, ambos provenientes de distintas vagas da emigração açoriana para a Califórnia.
Actualmente, no estado da Califórnia, algumas bandas filarmónicas enfrentam desafios, quer seja na formação ou na atracção de novas gerações para se juntarem às suas fileiras.
De acordo com Tony Goulart ao nosso jornal, esta dificuldade surge devido à multiplicidade de oportunidades e escolhas disponíveis nas grandes cidades, o que afasta os jovens.
As bandas filarmónicas na Califórnia terão de se reinventar para preservar este legado cultural, que, por ora, não se encontra em risco de extinção.
 O autor e pesquisador “descobriu” que para além das 18 filarmónicas estabelecidas desde a segunda vaga de emigração dos Açores (1960–1985) — das quais 14 ainda se encontram em actividade —, existiram outras 29 fundadas pela primeira vaga de emigração (1880–1920).
Para além dessas, a publicação ainda inclui o historial de outras 11 filarmónicas que não foram fundadas nem tiveram designação portuguesa, mas que num período da sua existência, contavam com mais de cinquenta por cento de executantes açorianos ou luso-descendentes.
No total, a obra contempla as referências históricas de 58 filarmónicas da Califórnia, quase exclusivamente compostas por músicos açorianos.
A publicação inclui interessantes detalhes sobre muitos aspectos relacionados com a arte musical das filarmónicas e de importantes figuras como o luso-descendente John Philip Sousa e a sua famosa “banda”. A capa é uma pintura a acrílico da autoria de Gordon Ouse, cujo avô emigrou dos Roasais e a avó da Beira, São Jorge.
Tony Goulart nasceu em São Caetano, Pico, Açores. Completou o 9° ano do curso dos seminários nos Açores e emigrou para a Califórnia em 1974.
Trabalhou na apanha de fruta, serviços de limpeza e jardinagem, antes de encontrar emprego em construção civil.
Após 3 anos de experiência nesse sector de actividade, iniciou—em parceria com seu irmão—uma empresa que ainda hoje é referência no mercado residencial do Norte da Califórnia.
Nos últimos 7 anos desempenhou as funções de consultor no ramo de construção.
Actualmente é gerente da empresa Horizon Drywall Inc. Completou o mestrado (1996) em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional na Universidade de São Francisco.
Tem tido uma forte presença e actividade no movimento associativista comunitário português no norte de Califórnia, particularmente na área de San José.
 No dia da Região, foi-lhe atribuída pela Assembleia Legislativa Regional e pelo Governo dos Açores, a Insígnia de Reconhecimento.

Share

Print
Ordem da notícia3048

Theme picker