Ventura sugere eleições antecipadas nos Açores no mesmo dia das nacionais
Diário dos Açores

Ventura sugere eleições antecipadas nos Açores no mesmo dia das nacionais

Previous Article Previous Article 3ª edição do Mercado de Natal da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel decorre a 25 e 26 de Novembro
Next Article Ryanair retira um avião da Madeira  e avisa que os dois arquipélagos serão  prejudicados no turismo Ryanair retira um avião da Madeira e avisa que os dois arquipélagos serão prejudicados no turismo

O Presidente do Chega anunciou ontem que o deputado do partido nos Açores vai abster-se na votação do Orçamento da Região para 2024 e defendeu que, se houver eleições antecipadas, devem acontecer no mesmo dia das legislativas nacionais.
“Quero deixar claro que o Chega não votará contra este Orçamento dos Açores. O Chega terá o seu voto na abstenção neste Orçamento e serão outras forças políticas que se preparam para derrubar o Governo dos Açores”, anunciou André Ventura, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa.
O líder do Chega salientou várias vezes que “o Chega não procurou a instabilidade nos Açores, o Chega procurou sempre, juntamente com o PSD, que fossem cumpridos os compromissos que tinham sido assumidos”.
“Esta é uma situação particularmente delicada num momento em que o país já vive uma situação delicada, mas ela não foi feia por nós nem foi levada a cabo pelo Chega, outros serão responsáveis por ela”, insistiu, indicando que o seu partido procurou “até ao fim ser um referencial de estabilidade e garantir que estas promessas eram cumpridas”, nomeadamente “em termos de aumento dos rendimentos das famílias e combate à corrupção”.
“Todos os nossos esforços foram em vão, ou grande parte dos nossos esforços foram em vão”, lamentou.
Caso o Orçamento seja rejeitado e isso dite a marcação de novas eleições nos Açores, o Presidente do Chega indicou que “sugerirá ao senhor Presidente da República que as eleições nos Açores decorram no mesmo dia que as eleições para o Parlamento nacional”.
“Era uma solução que permitia poupar custos, saltar etapas e garantir eficiência na escolha de um novo Governo também na Região Autónoma dos Açores”, defendeu André Ventura.
O Plano e o Orçamento dos Açores para 2024, de cerca de dois mil milhões de euros, começou a ser debatido na Segunda-feira no plenário da Assembleia Legislativa Regional, na Horta, onde a votação na generalidade deverá acontecer na Quarta-feira ou na Quinta-feira.
Os documentos que definem as linhas estratégicas do Governo de coligação (PSD, CDS-PP e PPM) para o próximo ano, necessitam também da aprovação dos deputados do Chega, da Iniciativa Liberal e do deputado independente (ex-Chega), que nos primeiros três anos deste mandato sempre votaram a favor, ao lado dos três partidos que formam o Executivo, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

Share

Print
Ordem da notícia3050

Theme picker