Ryanair retira um avião da Madeira  e avisa que os dois arquipélagos serão  prejudicados no turismo
Diário dos Açores

Ryanair retira um avião da Madeira e avisa que os dois arquipélagos serão prejudicados no turismo

Previous Article Previous Article Ventura sugere eleições antecipadas nos Açores no mesmo dia das nacionais
Next Article Ribeira Grande vai criar centro de trail

Por causa das taxas aeroportuárias

A Ryanair anunciou ontem que irá reduzir um avião (investimento de 100 milhões de euros) da sua base na Madeira e diminuir o tráfego em Faro e no Porto para o Verão de 2024 devido à decisão da ANA de aumentar as taxas aeroportuárias em até 17% a partir de 2024, incluindo Lisboa (+17%), Faro (+12%), Porto (+11%), Açores (+9%) e Madeira (+6%).
“Esses aumentos excessivos pelo monopólio do aeroporto de propriedade francesa, ANA, irão prejudicar o turismo e os empregos em Portugal, especialmente nas economias insulares da Madeira e dos Açores”, avisa a companhia.
“Este prejuízo já foi evidenciado pelo encerramento da base da Ryanair em Ponta Delgada para o Inverno de 2023/2024 e será ainda mais demonstrado pela perda de um (dos dois) aviões baseados na Madeira em janeiro de 2024, além dos cortes no Verão de 2024 em Faro e no Porto”, acrescenta.
Segundo a Ryanair, “o monopólio do aeroporto da ANA não enfrenta concorrência em Portugal, o que lhe permite aumentar os preços sem consequências. Em Lisboa, sozinha, a taxa de passageiros aumentou +50% desde 2019, apesar da maioria dos aeroportos europeus reduzir as taxas pós-Covid. O Governo português deve garantir que os seus aeroportos, uma parte vital da infraestrutura nacional, sejam utilizados para beneficiar os cidadãos e a economia de Portugal, em vez de beneficiar um operador de monopólio de aeroporto de propriedade francesa”.
A Ryanair “apela ao regulador português para intervir urgentemente e proteger as companhias aéreas, os seus passageiros e o turismo de Portugal (especialmente nas ilhas) contra o abuso evidente do poder de monopólio da ANA”.
A Ryanair pede ao Governo português que reabra a concessão para o novo aeroporto do Montijo, para quebrar o monopólio do aeroporto da ANA, impedindo que o seu proprietário francês, a VINCI, “extraia mais lucros monopolistas das companhias aéreas e dos seus passageiros às custas dos cidadãos, do turismo e dos empregos portugueses”.
Michael O’Leary, da Ryanair, diz que “não há justificação para o monopólio da ANA aumentar as taxas em até 17% em 2024. O operador monopolista do aeroporto procura taxas ainda mais altas, além das já elevadas taxas aeroportuárias de Portugal, para encher ainda mais os seus bolsos às custas do turismo português e dos empregos, especialmente nas ilhas portuguesas (incluindo Madeira e Açores) que dependem de acesso e turismo de baixo custo para sobreviver.”
“O monopólio da ANA deveria seguir o exemplo de outros grandes aeroportos europeus, especialmente na Espanha, e congelar ou reduzir as tarifas para ajudar a estimular o tráfego e a recuperação do turismo em Portugal pós-Covid. Em vez disso, a ANA está a prejudicar a competitividade de Portugal com esse aumento excessivo e injustificado de 17% nas tarifas, o que afastará o tão necessário crescimento do turismo, especialmente nas ilhas da Madeira e dos Açores”, adianta a Ryanair. “Apelamos à ANAC para intervir urgentemente e reverter este aumento de preços monopolistas, protegendo as companhias aéreas de Portugal, os passageiros e as economias insulares dos preços monopolistas excessivos da ANA, antes que seja tarde demais”, conclui.

Share

Print
Ordem da notícia3051

Theme picker