8ª edição do EPIC Azores 2023 decorre de 1 e 2 de Dezembro
Diário dos Açores

8ª edição do EPIC Azores 2023 decorre de 1 e 2 de Dezembro

Previous Article Previous Article Tunídeos vencem XVI Festa Ibérica em Vila Real
Next Article Golpe de Estado

A 8ª edição do EPIC Azores by Decathlon, com base no pavilhão Açor Arena, em Vila Franca do Campo, vai acontecer entre os dias 1 e 2 Dezembro e vem abrir a época da modalidade Trail Run nos Açores. Mantém-se a tradição das 4 provas competitivas, com o evento a estender-se desde o concelho do Nordeste, com a bonita partida nocturna do EPIC110 na vila do Nordeste, passando pelo concelho da Povoação, que apresenta a magnífica partida do EPIC60 nas caldeiras da Vila das Furnas, e pelo concelho da Lagoa, com as partidas do EPIC30 e EPIC15 da vila de Água de Pau, a “Chamonix dos Açores”. Todas as emoções se concentram ao avistar o ilhéu da Vila com a meta à vista na antiga capital dos Açores.
Mantendo a estrutura das edições anteriores, a novidade é na prova rainha, o EPIC110, com a passagem na fajã do Araújo, praia do Lombo Gordo e miradouro da Ponta da Madrugada. De resto, a prova leva os atletas por alguns dos locais mais icónicos da ilha, nomeadamente: o Faial da Terra, aldeia do Sanguinho, Pico dos Bodes, trilho do Agrião, Ribeira Quente, Lagoa das Furnas, Pico do Ferro, Castelo Branco, Lagoa do Congro, Lagoa do Fogo, Pico da Barrosa, trilho da Janela do Inferno, praia de Água d’Alto e trilho das 4 fábricas da Luz.
Confirmados estão 950 atletas com metade a deslocarem-se do continente português. Serão 7 as 9 ilhas açorianas representadas e a ilha da Madeira, com 16 atletas. Fora do território nacional vêm 55 atletas de 25 nacionalidades. O escalão etário mais representado é dos 40 aos 49 anos com 45% do total de atletas. Há a destacar que 1/3 dos atletas é do género feminino.
A nível colectivo o pódio é dominado pelo Active Clube de Ponta Delgada com 53 atletas, seguido do Fun& Runners Club da Ribeira Grande, com 25, e dos Morcegos Trail Clube/Clube Desportivo de Vila Franca, ambos com 24 inscritos.
A prova é credenciada para os circuitos nacionais da Associação de Trail Running Portugal (ATRP); integra o Circuito de Trail de São Miguel; a nível internacional, qualifica para o UTMB.index e pontua para a Internacional Trail Run Association (ITRA), fazendo parte da Nacional League.

Share

Print

Theme picker