Investigador açoriano eleito para a Direcção da maior organização europeia de cancro
Diário dos Açores

Investigador açoriano eleito para a Direcção da maior organização europeia de cancro

Previous Article Previous Article “Norwegian Prima” faz hoje escala inaugural em Ponta Delgada com 2.838 passageiros
Next Article “Investimentos estruturantes em S. Roque”

O professor e investigador Rui Medeiros Silva, natural da Fajã de Baixo, S. Miguel, acaba de ser eleito para a Direcção da maior organização europeia de cancro, a ECO-European Cancer Organization.
Trata-se de uma organização que inclui 42 outras organizações, representando profissionais de saúde a trabalhar na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, e também associações que representam doentes oncológicos.
A eleição para o ECO Board decorreu na semana passada durante a Assembleia Geral da ECO e o mandato decorre no biénio 2024/2025.
Atendendo ao prestígio da posição e do processo de eleição, é também de considerar que é o primeiro português a ser eleito para esta posição e, obviamente, o primeiro açoriano.
Rui Medeiros Silva estudou na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, e é doutorado pela Faculdade de Medicina do Porto (2002,Tema: Biologia Humana-Epidemiologia Molecular e Cancro da Prostata), Agregação pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (2006, Tema:Fisiopatologia- Farmacogenomica e Cancro do Ovário), Mestre em Oncobiologia pela Faculdade de Medicina do Porto (1995, Tema: Prevalencia do Vírus HPV e Cancro do colo do útero).
 Desde 1998 pertence aos quadros do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto).
É coordenador do Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto, onde é Vice-director do Centro de Investigação.
Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte, e Director do Departamento de Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Desde 2017 é Vice-presidente da ECL-European Association of Cancer Leagues, com sede em Bruxelas.
Desde 2020 é Presidente da ECL-European Association of Cancer Leagues.
É autor de 500 artigos de investigação, publicados em jornais internacionais de referência.
Desenvolveu estudos pioneiros em áreas como a dos Vírus, Vacinas e Cancro, Farmacogenómica e Medicina Personalizada, Biomarcadores de metastização de e resposta a terapia.
É vencedor de vários prémios de investigação nacionais e internacionais, incluindo o Prémio para Melhor Tese de Doutoramento em Portugal na área das Ciências da Saúde, patrocinado pela Universidade de Coimbra e Bluepharma.
É membro de várias sociedades científicas nacionais e internacionais, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Papilomavirus e membro dos conselhos Consultores e Científicos de varias organizações
É, ainda, Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores do Norte.

Share

Print
Ordem da notícia3058

Theme picker