X Festival de Bandas Filarmónicas António Moniz Barreto realiza-se hoje em Água de Pau
Diário dos Açores

X Festival de Bandas Filarmónicas António Moniz Barreto realiza-se hoje em Água de Pau

Previous Article Previous Article Ensemble de Sopros da Sinfonietta de Ponta Delgada apresenta concerto hoje
Next Article 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres

Mais uma vez, a Associação Musical da Lagoa vai promover o Festival de Bandas Filarmónicas António Moniz Barreto. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e, que terá lugar, este ano, no auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau, hoje, a partir das 16h00.
 Este evento cultural tem como propósito homenagear António Moniz Barreto, músico lagoense, que pertenceu às duas bandas filarmónicas da cidade de Lagoa, tendo deixado um grande legado no campo da música, como compositor e pela sua paixão pelas bandas filarmónicas. Cultivou o seu conhecimento musical, de forma autodidacta, tendo, nomeadamente, começado a tocar flautim com 8 anos.
Já com 18 anos, regeu a Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, durante 43 anos, tendo efectuado um trabalho meritório, nas composições de várias marchas fúnebres, graves, canções, ordinários, fantasias e rapsódias. Pertenceu, também, à Sociedade Filarmónica Estrela D´Alva, onde permaneceu 3 anos, até à sua morte, em 1978.    
 A 10.ª edição do Festival António Moniz Barreto contará com a actuação das três bandas do concelho, nomeadamente da Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, da Banda Filarmónica Estrela d´Alva e da Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau, tendo por convidada a Sociedade Recreativa Filarmónica Nossa Senhora das Victórias, da freguesia de Santa Bárbara, no concelho da Ribeira Grande.  Nesse âmbito, o evento será precedido de um desfile das 4 bandas filarmónicas, com saída da igreja de N. Sra. dos Anjos; passando pela Praça da República; Largo de Santiago; Casa do Povo e Junta de Freguesia de Água de Pau.
Caso as condições climatéricas o permitem, em conjunto, tocarão à entrada do auditório, uma marcha da autoria de António Moniz Barreto.   
De referir, ainda, que, esta iniciativa assinalará, também, o 16.º aniversário da Associação Musical da Lagoa, que foi constituída, no dia 30 de Novembro de 2007, e que tem como principal objectivo divulgar a cultura musical no concelho, nomeadamente através da sua Academia de Música.   

 

Share

Print

Theme picker