Vilafranquenses reúnem-se nos EUA com  Ricardo Rodrigues como convidado de honra
Diário dos Açores

Vilafranquenses reúnem-se nos EUA com Ricardo Rodrigues como convidado de honra

Previous Article Pressas à Marcelo
Next Article Ensemble de Sopros da Sinfonietta de Ponta Delgada apresenta concerto hoje Ensemble de Sopros da Sinfonietta de Ponta Delgada apresenta concerto hoje

Os convívios regionais enquadram-se num longo historial, prestes a completar 50 anos. Foram os naturais de Mangualde, vila, hoje cidade da Beira Alta, encostada a Viseu, que em 1976 se reuniram no salão do Clube Juventude Lusitana, Cumberland, RI para recordar o torrão natal.
Daí para cá foi o surgir de encontros regionais entre os quais os naturais de Vila Franca do Campo que no passado sábado, 18 de novembro, se reuniram no Venus de Milo em Swansea, MA no seu 26.º encontro regional, que bem se pode considerar uma pré-inauguração daquele espaço de reunião de grandes iniciativas portuguesas.
Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, foi o convidado de honra, à frente de uma comitiva a quem foi propocionado uma visita a Rhode Island e Massachusetts.
Acompanharam o presidente da câmara, Carlos Pimentel (vereador); Mário Travassos (fotógrafo) Luís Matos (coordenador de materiais video) e que desempenhou com bom nível as funções de mestre de cerimónias, mantendo os presentes atentos ao desenrolar da festa e emprestando aquele clima regional que deve catacterizar estes encontros.
Anésia, Zélia, Tânia, Lúcia, Matteus, Paula, Estrela envergaram trajes tregionais num quadro tipico bem das origens.
E para completar as suas funções com cesto de vimes no braço, distribuiram as típicas e gostosas queijadinhas do Morgado que foram uma surpresa e uma delícia para os presentes.
“Conseguem reunir toda esta gente, através do contacto pessoal. Do contato familiar. Contato entre amigos. E tudo isto se confirma com as largas centenas de vilafranquenses aqui presentes”, dizia o presidente Ricardo Rodrigues, que rapidamente se apercebeu como este êxito se consegue.
A imortalização do convívio consegue-se através do Portuguese Times, que tem acompanhado este encontro, tal como os restantes, desde o seu início. Alberto Rodrigues e Fabio Mourato foram os responsáveis pelo encontro.
A comitiva foi recebida pelo mayor Roberto Silva no seu gabinete no City Hall de East Providence.

Proposta para Cidade Irmã
com East Providence

Durante a visita Ricardo Rodrigues propôs a Geminação de cidades irmãs Vila Franca/ East Providence, com aceitação mútua.
No dia seguinte a comitiva registou uma paragem na Portugalia Marketplace, Fall River, recebida por Fernando e Michael Benevides. O presidente Ricardo Rodrigues e comitiva tiveram oportunidade de visitar àquele bem sucedido supermercado.
“Cá estamos de novo na Nova Inglaterra, mais propriamente para presidir ao 26.º Convívio dos naturais
da Vila Franca do Campo, que regressa ao restaurante Venus de Milo, em Swansea, ainda em obras de reconstrução final.
Constitui para mim uma honra e uma alegria representar Vila Franca do Campo nestes já habituais convívios regionais. Acaba por ser o encontro de velhos amigos que a idade alterou a fisionomia, mas que passados duas palavras nos traz à memória, as recordações do passado. Há poucos minutos falei com um senhor que há 25 anos que não visita São Miguel.
Mas uma coisa é certa. Revive-se aqui o espírito vilafranquense que o Alberto. Rodrigues e o Fábio Dourado conseguiram fazer reviver. E aqui estamos em franca camaradagem e alegre confraternização, recordando Vila Franca e os vilafranquenses, conjuntamente com outros que vieram de outros estados dos EUA. Aqui se regista o encontro de gente da nossa terra da nossa ilha, da nossa Vila Franca. Temos de considerar um sentimento maravilhoso.
Curiosamente a última vez que estive nesta festa, precisamente aqui no Venus de Milo. O restaurante encerrou para obras.
E são os vilafranquenses de novo a reabrir este espaço, se bem que ainda registe alguns focos de finalização.
Embora com uma certa comoção é com muita alegria que aqui vim reencontrar muitos amigos e amigas”, disse Ricardo Rodrigues, presidente da câmara de Vila Franca do Campo, natural de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, onde nasceu a 1 de junho de 1958. Licenciado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Foi eleito presidente da câmara municipal de Vila Franca do Campo e reeleito em 2017.
“Não há grandes novidades que vos traga da origem. Politicamente a situação não é das melhores.
Em termos de Vila Franca que é o assunto primordial da visita, estamos a viver a pujança própria de uma vila. Temos tido pequenos problemas que têm sido ultrapassados, como tudo na vida. Estamos a construir habitação, dado ser um problema existente em Vila Franca, direi por todos os Açores e mesmo pelo Continente. Estamos a lançar um orçamento destinado a um projeto habitacional. Espero que corra bem. Vamos proceder à ampliação do parque industrial. Acabamos de recuperar a praia do Porto Santo.
Por outro lado aproxima-se o Natal. Uma época de grande significado para todos nós. Os trabalhadores da câmara são exemplares. Fazemos um presépio que recebe a visita de milhares de pessoas. As imagens são fabricadas por funcionários da câmara que têm aptidão para tal. São os serões musicais. Todas as freguesias têm o seu presépio para inaugurar. O Natal acaba por ser um motivo de encontro das pessoas.
E se alguém que leia esta entrevista e lhe desperte curiosidade é bem vindo a Vila Franca do Campo, toda engalanada para receber o visitante.
Deixe-me que deixe aqui registado, que estou muitíssimo satisfeito como tudo está a decorrer.
A grande adesão que teve o convívio pelo que aqui deixo os parabéns ao Alberto Rodrigues e ao Fábio Mourato pelo arrojo na organização e no êxito da conclusão. Tudo isto dá muito trabalho que desenvolvem a par com as suas atividades profissionais”.

por Augusto Pessoa, nos EUA

Exclusivo Portuguese Times/
Diário dos Açores

Share

Print
Ordem da notícia3066

Theme picker