Diário dos Açores

Os desafios da ansiedade: Faça Você Mesmo!

Previous Article Previous Article Directora da Pastoral Social dos Açores desafia católicos a denunciar desigualdades sociais
Next Article Corrupta iustitiae, Parte 2

No artigo de hoje, deixamos várias estratégias sobre como lidar com a ansiedade:
- estilhace preconceitos. Reconhecer e falar sobre a nossa ansiedade e as suas manifestações é muito importante, sublimando os preconceitos geradores de vergonha que ainda marcam as conversas sobre as nossas emoções.
- procure concentrar-se no aqui e no agora. Por muito difícil que seja focarmo-nos no aqui e no agora é uma via muito funcional para lidar com a ansiedade e com a forma como condiciona o nosso pensamento. Algumas práticas de relaxamento, meditação ou mindfulness podem ser recursos importantes. Pratique!
- procure dormir bem. Não dormir o suficiente potencia os nossos níveis de ansiedade e, por outro lado, dormir bem contribui para controlar os nossos níveis de stress e ansiedade.
- faça exercício físico. A prática regular de exercício físico, adaptado às suas características, permite reduzir índices de ansiedade, ajudando a relaxar, a aliviar a tensão nervosa e a libertar neurotransmissores que ajudam a mitigar a activação ansiosa.
- coma bem. Uma alimentação cuidada ajuda a que o nosso organismo responda melhor aos momentos em que é desafiado e levado ao extremo, tal como acontece nos momentos em que a ansiedade nos testa os nossos limites.
- encontre tempo para o que lhe dá prazer. Coloque na agenda tempo para estar com os seus ou para actividades que lhe dão prazer. A ansiedade não gostará delas mas o estimado leitor apreciá-las-á.
- regule o acesso a redes sociais e às notícias. Procure criar limites à utilização das redes sociais e ao acesso a notícias. Sem controlo poderão ser factores promotores de níveis incrementados de ansiedade.
- procure os seus. Ultrapassar a vergonha de falar, de abordar as nossas dificuldades àqueles que fazem parte da nossa rede de pessoas de referência é uma estratégia importante. Falar ajuda.
- procure tratamento. Quando falar com os nossos já não nos é suficiente, procure ajuda especializada. Falar com um profissional de saúde ajuda e os Psicólogos estão na primeira linha, enquanto profissionais especializados nas temáticas da Saúde Mental.
- enfrente os seus medos. A ansiedade, pela forma como nos limita, leva a que se torne tentador, ou automático, evitar estímulos e cenários que sabemos que vão precipitar a resposta ansiosa e as suas manifestações. Ainda que no curtíssimo prazo pareça a melhor solução, tal acaba por contribuir para o incremento de sintomas ansiosos e para o possível surgimento de perturbações ansiosas. Diz-nos a evidência científica, e a prática, que vencemos a ansiedade, quando a enfrentemos. Também aqui, um Psicólogo pode ajudar.
- consulte o portal Eu Sinto-me. A Ordem dos Psicólogos Portugueses criou o portal Eu Sinto-me (disponível em http://eusinto.me), onde pode encontrar diversos conteúdos psicoeducativos sobre a resposta ansiosa. Aumentar o conhecimento é, igualmente, uma estratégia válida.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os açorianos.
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Filipe Fernandes*
*Vogal da Direção da DRA-OPP

Share

Print

Theme picker