Diário dos Açores

16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres

Previous Article Previous Article Encerramento das comemorações dos 500 anos das romarias quaresmais decorrem na Lagoa
Next Article Rancho Santa Cecília celebra 50 anos de vida com lançamento de livro Rancho Santa Cecília celebra 50 anos de vida com lançamento de livro

Uma, duas, três e tantas outras vezes

É possível enumerar as vezes que uma vítima de violência conta a sua história, para poder usufruir dos seus direitos. Opto por não fazê-lo aqui.
A experiência de recordar um episódio marcante, arrasta consigo uma cauda de efeitos colaterais: o ter de lidar com sentimentos de culpa; vislumbrar imagens que lhe invadem a mente de forma assustadora; sentir o corpo vibrar e olhar sob o ombro, como se o perigo fosse iminente; sentir dor, medo, pavor, terror; achar que não vai conseguir contar a história da forma certa (como se houvesse uma), pensar que não vão acreditar em si, mas sim na pessoa agressora; a fadiga, o cansaço até à exaustão emocional; sentir vontade de desistir de tudo, de querer que uma borracha mágica apague o passado, para, a partir do agora, construir o que está porvir.
Felizmente, na nossa comunidade, as entidades que trabalham com a problemática da violência doméstica têm cada vez maior sensibilidade para este tema e há uma preocupação efetiva em ouvir a vítima o mínimo de vezes. Mas não deixa de ser uma, duas, três e tantas outras vezes.
A violência doméstica não acontece longe de si. Pode estar na casa ao lado, ou na sua… e não é disfarçada. É violência. Se o que lhe disseram vai denegrir, humilhar, insultar, difamar, menosprezar alguém, então é violência. Se alguém a faz sentir que todas são lindas menos você, que todas são perfeitas menos você, que tudo o que acontece de mal é culpa sua, se a controlam ou perseguem, então é violência. Se só uma destas situações acontecem, é violência também. É crime.
A força necessária para sair de uma situação opressora depende da vontade da pessoa oprimida, mas também de quem pode estar à sua volta e não a critica, não a julga e a faz acreditar que é possível procurar alternativas. Toda a comunidade pode fazer a sua parte: dar suporte; compreender que não é fácil romper uma relação abusiva; dar o nº de telefone de uma instituição que trabalha com vítimas de violência doméstica; chamar a polícia.
O nosso tributo a cada mulher que conseguiu contar a sua história uma, duas, três e tantas outras vezes. Que acreditou que é possível viver sem se sentir aprisionada, e que é possível sentir que tem o direito:
- a ser ela própria.
- de colocar-se em primeiro lugar.
- de estar em segurança.
- de ser tratada com respeito.
- de amar e ser amada.
- a não ser perfeita em tudo.
- de se sentir revoltada e protestar quando tratada injustamente ou abusivamente por qualquer outra pessoa.
- à sua própria privacidade.
- de ter as suas opiniões, expressá-las e ser levada a sério.
- de ganhar e controlar o seu próprio dinheiro.
- de colocar questões sobre tudo o que afeta a sua vida.
- de tomar decisões sobre assuntos que lhe dizem respeito.
- de crescer, de se desenvolver e mudar.
- de dizer NÃO!
- de cometer erros.
- de não se responsabilizar pelos problemas dos outros.
- de controlar a sua própria vida e de a mudar, se não estiver satisfeita com ela, uma, duas, três vezes e quantas lhe apetecer.

Sandra Furtado *
*Socióloga
Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada

Campanha 16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2023

Share

Print

Theme picker