Diário dos Açores

Ponta Delgada assinala o Dia da Restauração da Independência Nacional

Previous Article Previous Article Bolieiro garante manutenção das medidas para a Função Pública no segundo orçamento
Next Article PSP realiza Operação “Violência fica à Porta” até 30 de Novembro PSP realiza Operação “Violência fica à Porta” até 30 de Novembro

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com a Delegação dos Açores da SHIP - Sociedade Histórica da Independência de Portugal, vai realizar uma cerimónia comemorativa da Restauração da Independência Nacional de 1640 no próximo dia 1 de Dezembro.
No âmbito desta efeméride, pelas 10h15 haverá o hastear das Bandeiras, seguindo-se, pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma sessão solene histórico-cultural, onde será abordado o tema “Os Dilemas da Hora que Passa e as Escolhas Difíceis do País” pelo orador Arnaldo Monteiro Madureira.
Arnaldo Madureira é um conhecido conferencista, economista, professor universitário, investigador e consultor de organizações empresariais. Já desempenhou funções de assessor do Instituto Damião de Góis, foi órgão de apoio à Presidência da República, durante os mandatos presidenciais do General Ramalho Eanes, e a convite do Instituto Jacques Delors e do Centro de Estudos Europeus do ISEG, em 1994, chegou a ser orador destas mesmas comemorações, na altura realizadas no Centro Cultural de Belém e subordinadas ao tema “Dez Anos de Integração: Portugal, a Indústria e o Papel das PME”.
O orador convidado é também autor de uma vasta obra (23 no total, sendo seis em co-autoria) e sócio da Sociedade de Geografia e da SHIP. Recorde-se que a SHIP foi fundada em 1861, é uma Sociedade Histórica de Cultura e Educação, que visa a defesa da Identidade e da Independência de Portugal, e possui uma Delegação Oficial nos Açores. Esta sociedade é reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (desde 1987), Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo e da Ordem de Santiago da Espada, Medalha de Mérito Municipal (Grau Ouro) da Câmara de Lisboa e Membro Honorário da Ordem do Infante.
Esta cerimónia, que será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, contará também com a intervenção do Delegado da SHIP na Região Autónoma dos Açores, Eduardo Ferraz da Rosa, não deixando passar em branco este grande marco da história e cultura portuguesa, no qual os Açores e os Açorianos desempenharam importantes e decisivos papéis.

Share

Print

Theme picker