Diário dos Açores

50 idosos de Vila Franca já podem aderir ao programa “Novos Idosos”

Previous Article Previous Article Vasco Cordeiro apresenta hoje em Bruxelas parecer sobre futuro da política de coesão
Next Article Bancos avaliaram apartamentos nos Açores em mais 5,3% em Outubro Bancos avaliaram apartamentos nos Açores em mais 5,3% em Outubro

O Vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, procedeu, no decorrer da passada semana, à assinatura do despacho de homologação da lista de ordenação final dos candidatos do concelho de Vila Franca do Campo e das propostas de Planos Individuais de Cuidados, incluindo o apoio a atribuir, no âmbito do Programa “Novos Idosos”.
“Isto significa que 50 idosos de Vila Franca do Campo já estão aptos a beneficiar deste programa”, frisou o governante.
O projecto-piloto em Vila Franca do Campo, em execução com o apoio da instituição de enquadramento Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e da sua Equipa Técnica Local, contempla 35 mulheres e 15 homens.
A média de idades dos beneficiários é de 81 anos.
A construção dos Planos Individuais de Cuidados naquele concelho de São Miguel revelou diversos níveis de necessidades de apoio, sendo a média de 921,98 euros, atingindo a maioria o valor máximo de 948,00 euros mensais, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Neste momento, a primeira fase Programa «Novos Idosos» está em pleno funcionamento em Ponta Delgada, na Praia da Vitória, na Horta, na Lagoa e, agora, em Vila Franca do Campo”, realça o Vice-presidente do Governo.
Com a publicação deste despacho, ficam disponíveis todas as 250 vagas da primeira fase do Programa que, recorde-se, contemplou os concelhos com mais baixa taxa efectiva de cobertura de respostas de acolhimento de pessoas idosas.
Desde o início do Programa, em junho de 2022, já foram investidos cerca de 1,16 milhões de euros: 486 mil euros com os técnicos superiores especializados das Equipas Técnicas Locais e 673 mil em apoio aos idosos para retribuição dos cuidadores domiciliários.
Presentemente já estão colocados 157 idosos, 143 Cuidadores Domiciliários integrados e 18 técnicos superiores especializados contratados, pelas IPSS e Misericórdias, totalizando 161 empregos gerados pelo Programa “Novos Idosos”.
Este programa, financiado pelo PRR, visa permitir a idosos com 65 ou mais anos, continuar a viver em casa, com segurança e retardando ou até evitando a institucionalização em ERPI, conclui uma nota do Governo.

Share

Print

Theme picker