Diário dos Açores

16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres

Previous Article Combatendo desigualdades com a linguagem inclusiva
Next Article Tuna Académica da Universidade dos Açores celebra 30 anos Tuna Académica da Universidade dos Açores celebra 30 anos

Duas crianças, um sonho

Em realidades distintas, crescem livres e curiosos, um menino e uma menina, irrequietos com a imensidão do mundo lá fora. Os pais, encantados com as destrezas dos filhos, promovem a sua procura por respostas e inscrevem-nos nas mais variadas atividades.
O menino vai ao clube de robótica e ao xadrez, a menina, sortuda, com as horas que lhe sobram depois de cuidar da irmã, ainda consegue ir ao ballet, porque uma boa menina não faz só perguntas, tem de saber entreter. Crescem os dois deslumbrados com a magia da vida, mas há algo que lhes prende particularmente a atenção, o céu, repleto de estrelas, que abre as portas para o infinito.
É então que, o menino e a menina, sabem que é por ali o seu caminho, não querem deixar de voar quando forem grandes, vão ser pilotos, astronautas ou até construir aviões!
As crianças, agora adolescentes, seguem a sua missão, alunos excelentes. O menino sai da escola e revê logo o caderno de estudo, a menina também, logo após apanhar a roupa, que o tempo ameaça chover. E, de repente, conseguiram! Já estão na universidade! Crescidos e dedicados, estudam orgulhosos.
A mãe do menino prepara-lhe as refeições ao fim de semana, não há tempo a perder. A menina, como uma mulher pronta a casar, já surpreende ao domingo com os seus cozinhados.
Antes que possam dar conta, já não são só crianças, agora sabem construir aviões. Excelentes aquisições para as suas empresas, trabalham arduamente.
O menino fica todos os dias até mais tarde, a menina adorava, mas ficou de parar no supermercado antes de ir correr. De que serve uma mulher inteligente que não cuida de si?
Anos passam e a vida avança. O menino, num daqueles dias que ficou até mais tarde, descobriu como fazer um avião voar mais rápido, a menina conquistou o menino com um dos seus cozinhados.
O menino foi a várias palestras e congressos, a menina teve de ficar em casa com o filho que adoeceu, mas ouviu tudo acerca deles atentamente, enquanto o seu amor lhe contava.
Hoje, os troféus do menino que decoram a sala demonstram que o seu sonho tornou-se realidade.
Mas não se preocupem, a menina também ergue firmemente os troféus... enquanto limpa o pó da estante.

Ana Teixeira*

*Psicóloga na Divisão de Ação Social, Educação e Promoção de Saúde da Câmara Municipal da Ribeira Grande

 

Campanha 16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2023

Share

Print

Theme picker