Centro Municipal de Cultura acolhe Exposição  de Presépios até 10 de Janeiro 2024
Diário dos Açores

Centro Municipal de Cultura acolhe Exposição de Presépios até 10 de Janeiro 2024

Previous Article Previous Article Queijo dos Açores vai ser rei na Escola de Formação Turística
Next Article Detido indivíduo indiciado da prática dos crimes  de tráfico de estupefacientes e receptação  em Ponta Delgada Detido indivíduo indiciado da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e receptação em Ponta Delgada

O Centro Municipal de Cultura (CMC) vai inaugurar no dia 14 de Dezembro, Quinta-feira, pelas 18h30, a “Exposição de Presépios”, que ficará patente neste espaço municipal até 10 de Janeiro de 2024.
Esta mostra é composta por 24 presépios, disponibilizados por vários artesãos como Isabel Silva Melo, Maria Leonor Couto, Margarida Couto e Paula Amaral, do Atelier dos Mingachos, António Barreto, Miguel Batista, as turmas da oficina de Cerâmica d´ Antero e os coleccionadores Fábio Sousa, Miguel Toscano, Rita Andrade, Teresa Saraiva e Victor de Lima Meireles. 
Com a colaboração destes munícipes, a Câmara Municipal de Ponta Delgada pretende aproveitar esta época natalícia para mostrar a todos os interessados a diversidade de presépios que existe.
Através da “Exposição de Presépios” são também relembradas as tradições, tal como é referido na sinopse desta iniciativa: “Em S. Miguel, chegada a aproximação da época natalícia, obrigatoriamente, era feita uma ida à Mata da Doca para a apanha de musgo e cascalho grosso e bem vermelho, ou até à praia para recolher conchas que se encontravam derramadas pela areia. Era sempre a partir do dia 8 de Dezembro, o Dia das Montras”.
“Só a partir desse dia é que se começava a idealizar a montagem do presépio… A bonecada de barro, embrulhada em papel de jornal, armazenada dentro de uma caixa de papelão, era retirada do seu aprisionamento para receber a luz e as mãos que a acarinhava. Voltava a ter vida, e logo começava a azáfama da armação do presépio”, relata ainda Victor de Lima Meireles sobre o foco desta exposição.
 

Share

Print

Theme picker