Queijo dos Açores vai ser rei na Escola de Formação Turística
Diário dos Açores

Queijo dos Açores vai ser rei na Escola de Formação Turística

Previous Article Previous Article 22 alunos premiados em Ponta Delgada
Next Article Centro Municipal de Cultura acolhe Exposição  de Presépios até 10 de Janeiro 2024 Centro Municipal de Cultura acolhe Exposição de Presépios até 10 de Janeiro 2024

São Miguel vai acolher, amanhã e depois, o quarto e último de um ciclo de workshops organizados pela Associação para a Valorização Económica dos Açores, que visam promover, valorizar e enaltecer o produto e a restauração local.
Este momento está centrado em torno do Queijo, e conta com a presença do chef Julien Montbabut (Estrela Michelin no Le Monument, Porto), do chefe de sala Acácio Oliveira (Grand Hotel Açores Atlântico), e de José Matos (ex-professor catedrático da Universidade dos Açores e especialista em lácteos) no papel de oradores.
Este será o quarto e último de um ciclo de workshops projetados pela AVEA, através dos quais se pretende promover a troca de experiências entre a economia local, estudantes e formadores convidados, permitindo a partilha de conhecimento e técnicas que permitam aprofundar a abordagem dos intervenientes locais ao produto Queijo (o Vinho, o Peixe e a Carne foram as estrelas dos anteriores momentos).
 Produz-se queijo nos Açores há mais de 500 anos, desde a chegada dos primeiros colonizadores flamengos, e numa altura em que, por exemplo, se discute a entrada do Queijo de São Jorge a Património Imaterial Mundial da UNESCO, importa conhecer melhor este produto, tão central na gastronomia e cultura local, bem como a enorme variedade de queijos (e sabores) produzidos em todas as ilhas do arquipélago, afirma a organização.
 Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto SABOREA, co-financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020 - Madeira Açores Canárias que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como chefe-de-fila o Cabildo Insular de Lanzarote.
Esta formação terá como público-alvo principal os alunos da EFTA, bem como a restauração regional, de forma mais alargada.
 “Este ciclo de formações teve como objectivo central a partilha de conhecimento e técnicas, que permitam capacitar os intervenientes locais da restauração. Acreditamos que, ao promover a troca de experiências entre a restauração local e profissionais de referência, estamos de facto a investir na capacitação dos recursos locais, promovendo ao mesmo tempo os produtos mais icónicos dos Açores. As ilhas são propícias à produção de queijos de enorme qualidade e complexidade, de sabor inigualável, seguindo métodos ancestrais. Queremos aqui dignificar o queijo açoriano, mas acima de tudo promovê-lo. É esse o património que queremos celebrar neste último workshop, que encerra um ciclo extremamente rico, onde tocámos vários produtos emblemáticos do arquipélago”, refere Eládio Braga, Presidente da Direcção da Associação para a Valorização Económica dos Açores.
 Esta iniciativa tem como ponto alto um jantar, na Sexta-feira, às 19:30, momento que vai consolidar todos os ensinamentos partilhados ao longo dos dois dias.  O menu, com natural foco no Queijo, será criado pelo chef Julien Montbabut, com a colaboração próxima dos alunos da EFTA, e com a harmonização de vinho e queijos a ser assegurada também pelo chefe de sala Acácio Oliveira.

Share

Print
Ordem da notícia3092

Theme picker