Diário dos Açores

O advento eleitoral

Previous Article Marrocos Micaelense
Next Article Vasco Cordeiro defende reforço da notoriedade dos Açores como destino turístico Vasco Cordeiro defende reforço da notoriedade dos Açores como destino turístico

4 de fevereiro de 2024, Eleições Regionais!
Por estes dias, já todos andamos a compor as listas de candidatos para entregar em tribunal, até ao próximo dia 22. Tal e qual a azáfama que antecede o Natal, os dias que restam serão passados em telefonemas, papeladas, posições de lista, organização de campanha e outras tarefas inerentes ao processo eleitoral… Mais ou menos como montar a árvore de Natal, comprar o bacalhau, fazer o bolo de Natal, lista de prendas, compras…para a noite da consoada!
Porém, são diferentes as dificuldades que cada partido enfrenta no processo de composição das suas listas. Enquanto os “pequenos” partidos se debatem com dificuldades em arranjar candidatos, garantir a paridade das listas ou garantir listas em todas as ilhas, os “grandes” partidos têm outras dificuldades: existem candidatos de sobra e a dificuldade é saber quem escolher, para que posição e em detrimento de quem. É uma guerra feroz!
Inacreditável é, em pleno ano de 2023, os “pequenos” partidos ainda se confrontarem com respostas a convites do tipo: “não me posso associar porque trabalho no sítio A, B ou C”; ou “um familiar meu está num determinado concurso”; ou “apresentei uma candidatura e não quero ser penalizado no futuro”! Foram anos e anos de manipulações político-partidárias que permanecem. Tenho pena que as pessoas não sejam livres, mas tenho esperança na geração futura, porque a esperança é sempre a última a morrer!
Já (quase) todos iniciaram a campanha eleitoral e essa terá de ser bem criativa para se conseguirem os objetivos eleitorais. Nada vai surpreender e até aquilo que uns tanto criticavam no passado, volta a ser copiado para se fazerem os mesmos procedimentos e ações. Esta última semana, e as próximas, serão como os calendários do advento que por estes dias abundam na casa dos açorianos: todos os dias uma surpresa e um mimo, em contagem regressiva, até ao dia das eleições! Vejamos então: este Governo de coligação PSD/CDS/PPM que, na oposição, tanto criticou as inaugurações em vésperas de eleições e as promessas eleitorais de milhões que os socialistas faziam, agora o que é que faz? Pois é! Faz precisamente o mesmo e, todos os dias, abre mais uma “janelinha” e anuncia obras de milhões, apoios do outro mundo, inaugurações, nomeações de última hora…basta ir à página do Governo Regional ou consultar a comunicação social para o comprovar.
A Iniciativa Liberal não promete o que não pode fazer, não finge ser aquilo que não é e, durante estes 3 anos, foi inovadora e fez a diferença na vida dos Açorianos. E fizemos grandes conquistas! Fomos inovadores na proximidade aos cidadãos, aos eleitos locais, às empresas, instituições, cooperativas e serviços públicos, visitando todas as ilhas da Região. Delineamos esse caminho, por vezes difícil, desgastante e às vezes desmotivante, mas, certamente, a melhor escolha que poderíamos ter feito. Foi extremamente enriquecedor e permitiu inovar ao realizarmos sessões de perguntas ao Governo Regional sobre cada uma das ilhas, os seus problemas e especificidades.
Fizemos a diferença na vida dos Açorianos com a SUSPENSÃO do SiRGIC – Sistema de Recolha e Gestão de Informação Cadastral. Fizemos a diferença na SIMPLIFICAÇÃO do Licenciamento Industrial, procedendo a uma alteração significativa da legislação, introduzindo a figura de Atividade Produtiva Regional. Procedemos à ESTABILIZAÇÃO dos critérios para a atribuição do Estatuto de Agricultura Familiar e conseguimos com esta alteração promover o autoabastecimento. Fizemos a diferença com a ALTERAÇÃO ao Regime Jurídico da Regularização dos “Chãos de Melhoras”, permitindo uma SIMPLIFICAÇÃO e DESBUROCRATIZAÇÃO destes processos. Criámos o SIFROTA – Sistema de Incentivo à Renovação das Frotas dos Operadores de Tráfego Local da Região, um contributo essencial à melhoria significativa da operação de transporte marítimo de mercadorias interilhas. Fizemos a diferença com a aprovação de MEDIDAS DE APOIO aos indivíduos diagnosticados com a doença de Machado-Joseph, no âmbito da mobilidade, higiene e conforto. Conseguimos aprovar a IMPLEMENTAÇÃO de um sistema de acesso à Reserva Natural da Lagoa de Fogo, por shuttle. Conseguimos aprovar a AQUISIÇÃO de um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada. Conseguimos aprovar a criação de um grupo de trabalho temporário para AGILIZAR a aprovação de projetos do PRORURAL +, pendentes há mais de 36 meses. Fizemos a grande conquista na REDUÇÃO DOS IMPOSTOS na Região, deixando mais rendimento aos Açorianos!
Estamos na época natalícia, onde pedir não custa!
Queira o Povo dos Açores continuar a acreditar no projeto dos Liberais Açorianos!
Viemos para ficar e vamos continuar a fazer a diferença na vida das pessoas; continuaremos a lutar para libertar os Açores e os Açorianos.
Liberalizar para transformar e inovar!
Saudações Liberais e Natalícias!


Alexandra Cunha *

* Dirigente da Iniciativa Liberal Açores

Share

Print

Theme picker