Portos dos Açores diz que movimento de mercadorias nos portos está a aumentar
Diário dos Açores

Portos dos Açores diz que movimento de mercadorias nos portos está a aumentar

Previous Article Açores com mais 1.349 eleitores inscritos
Next Article Criação de POSEI-Transportes  “é uma necessidade” Criação de POSEI-Transportes “é uma necessidade”

Da administração da Portos dos Açores recebemos a seguinte nota:
“A Portos dos Açores vem por este meio expressar a sua preocupação em relação à recente notícia publicada sob o título “Movimento de mercadorias no Porto de Ponta Delgada sofre forte redução” baseada nas fontes do INE. Após uma análise mais aprofundada, identificamos algumas inconsistências que gostaríamos de abordar para garantir uma compreensão precisa da situação.
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que os dados apresentados no artigo não refletem com precisão a realidade do movimento de mercadorias no Porto de Ponta Delgada, nem no Porto da Praia da Vitória. Contrariamente aos valores mostrados, os números mais recentes indicam um crescimento de 15% na Praia da Vitória e de 25% em Ponta Delgada, evidenciando um cenário muito mais positivo.
Além disso, é muito importante considerar alguns fatores que podem ter contribuído para a interpretação equivocada da situação. Nesta apresentação a comparação é feita de forma isolada aos meses de julho/agosto/setembro e não avaliados os valores acumulados. Assim, o movimento de mercadorias no porto da Praia da Vitória, até setembro de 2023, teve um total de movimentos de 503 mil toneladas, mais 66 mil toneladas do que em período homólogo. O movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada teve um total de 1.513 mil toneladas, mais 300 mil do que em período homólogo.
Com isto pretendemos que se compreenda as implicações da disseminação de informações imprecisas, que apenas lesam o crescimento e desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores por uma narrativa distorcida da realidade.
A Portos dos Açores, S.A. apresenta a sua disponibilidade para colaborar, em futuras oportunidades, na precisão das informações apresentadas e na procura de informações com base nos dados regionais”.

Nota da Redacção: Como está lá indicado na referida notícia, os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), entidade credível que publica todos os meses os dados sobre o movimento de mercadorias nos portos portugueses. A Portos dos Açores, se tem alguma razão de queixa, queixe-se ao INE.

 

Share

Print

Theme picker