“Memórias e Reflexões do Cirurgião, do Cidadão”: autofotobiografia do Professor Doutor Alexandre Linhares Furtado será lançada amanhã
Diário dos Açores

“Memórias e Reflexões do Cirurgião, do Cidadão”: autofotobiografia do Professor Doutor Alexandre Linhares Furtado será lançada amanhã

Previous Article Festivais MiratecArts nomeados para “Iberian Festival Awards”
Next Article Carlos Furtado candidata-se pelo JPP Carlos Furtado candidata-se pelo JPP

No Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada será lançado, no próximo Sábado, dia 16, o livro «Memórias e Reflexões, do Cidadão» - autofotobiografia do eminente conterrâneo, professor doutor Alexandre José Linhares Furtado.
Nesse livro de 315 páginas é contado o legado perene da sua vida como médico e cidadão, que nasceu na Fajã de Baixo frequentou o Liceu Antero de Quental, foi para Coimbra onde cresceu a família, obteve licenciatura e doutoramento, bem como a trajectória profissional que o levou a ser pioneiro em Portugal do transplante de órgãos.
Também conta a sua «aventura» na guerra de África ao ser mobilizado, em 1972 para Moçambique, com prestação de serviço na Faculdade de Medicina da Universidade de Lourenço Marques.
Há ainda um capítulo que dedica às Artes, pois a partir de 1969 começou a reescrever na pintura e no desenho o seu outro lado, o de artista em tela, óleo e acrílico, onde pintou paisagens da sua ilha e também flores, sobretudo hortênsias, numa homenagem hoje muito saudosa a sua mulher.
Essa trajectória - autofotográfica de «Memórias e Reflexões» - termina com sínteses, factos e depoimentos de personalidades locais, nacionais e internacionais, sobre a sua vida e obra no campo da medicina cirúrgica e de transplantes, bem como de intervenções e escritos vários em jornais e revistas.
O prefácio - «Transplantando órgãos e transpondo Horizontes», é da autoria de Onésimo Teotónio de Almeida, que testemunha: «Aposto que, chegado ao fim do livro, o leitor curioso e interessado em educação ensino, em ciência e investigação, em medicina, mas também em humanidades, se me juntará num agradecimento genuíno ao cirurgião, ao homem, ao cidadão, ao português e ao ilhéu por ter roubado tantas horas ao mais que merecido tempo de lazer de aposentado para nos presentear com esta tão informativa viagem pelo seu e nosso tempo».
A apresentação desta autofotobiografia, será feita pela professora catedrática da Universidade dos Açores, Maria Leonor Almeida Pavão e terá a seguinte ordem: 15.30 horas, com a presença de. Linhares Furtado, entrega dos livros, registos e rubricar. 16 horas – sessão no auditório, antecedida dum momento musical.
A participação nessa  cerimónia é livre.

Share

Print
Ordem da notícia3099

Theme picker