União Europeia quer ajudar os Açores  a reter talentos
Diário dos Açores

União Europeia quer ajudar os Açores a reter talentos

Previous Article Previous Article 370 toneladas de pesca descarregada em Novembro no valor 2,3 milhões de euros
Next Article Adjudicada obra do Centro de Qualificação nas Capelas

A União Europeia anunciou que vai ajudar três regiões de Portugal a reterem talentos: Açores, Madeira e Norte do país.
Segundo anúncio oficial, a Comissão vai prestar assistência técnica a 10 regiões da UE para as ajudar a atrair, reter e desenvolver talentos, bastando se candidatarem.
Para seleccionar estas regiões, a Comissão lançou um convite à manifestação de interesse destinado às regiões que se confrontam actualmente com a partida da população mais jovem.
Dado que são vários os Estados-Membros que continuam a enfrentar estes desafios, este convite agora lançado visa 36 regiões de 11 Estados-Membros (Finlândia, França, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia e Espanha) que registam uma emigração significativa de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos.
Em Portugal, as regiões contempladas são a Região Norte e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
O prazo para a apresentação das candidaturas é o dia 7 de Fevereiro de 2024.
 O apoio e aconselhamento será atribuído a um máximo de 10 regiões.
O projecto centra-se nas mudanças demográficas significativas em curso na UE, marcadas pelo envelhecimento da população, pelo declínio das taxas de natalidade e pelo êxodo de jovens trabalhadores qualificados de diversas regiões.
Através de um convite aberto dedicado a estas regiões, serão seleccionadas no máximo 10 regiões com base na sua motivação para receber apoio especializado, na relevância dos seus desafios e necessidades, na prontidão operacional para interagir com os especialistas e no potencial de integração.

 

Share

Print
Ordem da notícia3103

Theme picker