370 toneladas de pesca descarregada  em Novembro no valor 2,3 milhões de euros
Diário dos Açores

370 toneladas de pesca descarregada em Novembro no valor 2,3 milhões de euros

Previous Article Carmo Rodeia é a nova porta-voz da Diocese
Next Article União Europeia quer ajudar os Açores  a reter talentos União Europeia quer ajudar os Açores a reter talentos

No mês de Novembro de 2023, nos Açores, foram descarregadas em lota 370.726 kg de pescado (não inclui pescado rejeitado nem caldeirada, nem algas não destinadas a consumo humano), correspondente a um aumento de 16,5% em relação ao período homólogo, com um valor total de 2.345.104 euros, dos quais 314.234 kg foram de peixe (84,8%), correspondendo a 80,6% do valor monetário total das descargas.
 Mais de metade das descargas foram efectuadas na ilha de São Miguel (54,1%) e 48,3% do valor total das vendas foi gerado nesta ilha. A ilha das Flores apresentou o preço médio mais elevado (19,20 euros/kg), valor consideravelmente superior à média regional (6,33 euros/kg).
Em termos de variação, o volume de pescado descarregado em lota teve um aumento de 16,5% relativamente ao mesmo mês do ano passado, decresceu cerca de 1,6% em relação ao mês anterior e diminuiu 8,6% na média dos últimos 12 meses.
Relativamente ao valor do pescado descarregado em lota, verificou-se uma variação homóloga mensal positiva de 21,6%, uma variação mensal igualmente positiva de 14,4% e uma variação média negativa de 4,4% dos últimos 12 meses. Quanto ao preço médio, neste mês aumentou 4,4% face ao mesmo mês do ano anterior, para 6,33 euros/kg, cresceu 16,2% em relação ao mês anterior e aumentou 0,6% na média dos últimos 12 meses.

Bolieiro enaltece números

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu ontem os dados que assinalam o aumento homólogo em 16.5% do volume de pescado descarregado nos Açores.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em Novembro, nos Açores, foram descarregados em lota 370,71 toneladas de pescado, com um valor total de 2,3 milhões de euros, conforme notícia acima.
Para José Manuel Bolieiro, os Açores estão “no caminho certo para atingir o contínuo objectivo de aumentar a sua produtividade, garantir a valorização do pescado e elevar os rendimentos dos pescadores, armadores e das suas famílias”.
“Isso satisfaz o Governo dos Açores, que tem vindo também trabalhar na estratégia para protecção dos ecossistemas, valorização e promoção dos nossos recursos marinhos”, prosseguiu.

Share

Print

Theme picker