Diário dos Açores

Governo elogia Cardiologia do HDES

Previous Article Previous Article Bandeira da Caridade de Rabo de Peixe distribui 300 cabazes
Next Article Cerca de metade da população açoriana já viveu uma situação de violência na sua vida Cerca de metade da população açoriana já viveu uma situação de violência na sua vida

O Serviço Regional de Saúde, no HDES, dispõe agora da possibilidade de realizar técnicas de cardiologia, nomeadamente electrofisiologia, evitando assim deslocar os utentes para fora da região.
“Trata-se de uma área específica da Cardiologia que, até à data, não estava instalada no Serviço Regional de Saúde, e que justificava o envio de algumas dezenas de doentes por ano para hospitais no continente, sendo que nem sempre o tempo de resposta era o desejado”, prossegue a governante.
A electrofisiologia invasiva “permite uma análise detalhada dos mecanismos responsáveis pelas arritmias, a definição da sua localização e, quando possível, o tratamento definitivo com recurso a energia de radiofrequência (ablação por cateter) e/ou crio ablação”.
Para que fosse possível a realização desta técnica foi necessário adquirir competências específicas, nomeadamente ter médicos com subespecialidade em electrofisiologia cardíaca e técnicos de cardiopneumologia dedicados a esta área, bem como meios técnicos/equipamentos muito diferenciados.
O serviço de Cardiologia do HDES, em articulação com o seu Conselho de Administração e a Secretaria Regional de Saúde, assegura que tem evoluído e introduzido, ao longo dos anos, novas técnicas e procedimentos, dotando e capacitando o Serviço Regional de Saúde dos Açores para o melhor tratamento dos doentes.
“Esta iniciativa vem provar que a tutela continua atenta às necessidades dos nossos utentes, e preocupada em dotar o Serviço Regional de Saúde de mais condições e serviços para melhor servir os nossos utentes”, sustenta Mónica Seidi.
A Secretária Regional da Saúde e Desporto aproveita esta oportunidade para felicitar publicamente o Director de serviço de Cardiologia do Hospital do Divino Espírito Santo, Dinis Martins, pela Medalha de Mérito que recentemente lhe foi atribuída pela Ordem dos Médicos “pela sua dedicação à profissão, e por uma carreira digna de reconhecimento, mantendo-se, há 40 anos, como honorável figura de referência para os utentes do Serviço Regional de Saúde”.

Share

Print

Theme picker