Prémio nova vaga 2024  atribuído a Isabel Medeiros,  Joana Albuquerque e Sofia Rocha
Diário dos Açores

Prémio nova vaga 2024 atribuído a Isabel Medeiros, Joana Albuquerque e Sofia Rocha

Previous Article Previous Article Mostra “Periódicos à Lupa” está patente até 31 de Dezembro na BPARLSR
Next Article No 3º trimestre de 2023 o valor de venda  de habitações atingiu os 91 milhões  de euros nos Açores No 3º trimestre de 2023 o valor de venda de habitações atingiu os 91 milhões de euros nos Açores

Isabel Medeiros, Joana Albuquerque e Sofia Rocha são as vencedoras do Prémio nova vaga 2024, após deliberação da Comissão de Apreciação composta por Jesse James (Diretor Artístico da Anda&Fala), Marta Espiridião (curadora convidada), Filipa da Rocha Nunes (escritora e curadora) e Fátima Mota (galerista).
A Comissão de Apreciação avaliou as 20 candidaturas recebidas, das quais destacou a qualidade, a diversidade de percursos e a pertinência dos campos de acção e investigação das várias pessoas candidatas, principalmente por se tratar da 1ª edição do Prémio. Procurando valorizar os portfólios apresentados, decidiu ainda conceder duas menções honrosas a Júlia Furtado e Pedro Evangelho.
Às artistas vencedoras,  Isabel Medeiros, Joana Albuquerque e Sofia Rocha, serão atribuídas bolsas de criação no valor total de 4.000€ cada. A partir de Janeiro do próximo ano, serão acompanhadas, individualmente, pela curadora convidada Marta Espiridião e pela equipa da Anda&Fala, com vista ao desenvolvimento de um novo trabalho de investigação/criação e apresentação dos resultados finais numa exposição colectiva na vaga – espaço de arte e conhecimento, sede da associação e espaço cultural em Ponta Delgada, entre Setembro–Dezembro de 2024. Por sua vez, as menções honrosas de Júlia Furtado e Pedro Evangelho traduzir-se-ão em convites para integrar a programação da vaga, também no último trimestre de 2024.
O Prémio nova vaga é uma chamada aberta, com periodicidade bienal, a pessoas/colectivos naturais e/ou residentes nos Açores, entre os 18 e os 35 anos de idade, que ambicionam desenvolver a sua prática no campo expandido das artes visuais. Sucede ao Jovens Criadores Walk&Talk, que, entre 2014 e 2022, premiou 14 artistas com uma bolsa de criação, integrada no Programa de Residências Artísticas do Walk&Talk – Festival de Artes, e apresentação final nas suas várias edições.
A 1ª edição do Prémio nova vaga, a par com a 6ª edição do PARES – Programa de Apoio à Actividade Artística nos Açores, enquadra-se no plano de actividades e estratégia de advocacia cultural da Anda&Fala – Associação Cultural. Juntas, as duas chamadas abertas totalizam cerca de 20.000€ de investimento directo no ecossistema artístico da região dos Açores, no ano de 2024, estimulando dinâmicas emergentes e a sua autonomia, e aprofundando práticas artísticas e o diálogo entre artistas e agentes culturais.

 

Share

Print

Theme picker