Capela do Sagrado Coração  de Jesus e do Santíssimo Sacramento nos Arrifes
Creusa Raposo

Capela do Sagrado Coração de Jesus e do Santíssimo Sacramento nos Arrifes

Previous Article Previous Article Nas mãos deles?
Next Article TSD dizem que Governo está a responder  positivamente às expectativas dos trabalhadores TSD dizem que Governo está a responder positivamente às expectativas dos trabalhadores

Patrimonium Nostrum

A capela lateral direita na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, na freguesia de Arrifes, consagrada ao Sagrado Coração de Jesus é antecedida por um arco de volta inteira. Conta com a presença de mais duas figuras de imaginária: à direita Santa Inês e à esquerda a imagem da Rainha Santa Isabel, adquiridasrecentemente.
Inicialmente nesta capela não estava o Sagrado Coração de Jesus, mas sim o Santíssimo Sacramento com a sua própria Irmandade. O retábulo de inspiração barroca expõe características do final do período áureo deste estilo, diminuindo a concentração da talha e permitindo mais espaços vazios.
O ático apresenta  alguma decoração e uma só cartela decorada por volutas, elementos vegetalistas, uma moldura com o símbolo do Coração de Jesus, e é ainda coroado por uma concha. É composto também por inúmeras volutas, concheados e flores.
Ao cento do retábulo ostenta um nicho cercado por ramos, folhagem, flores e concheados que interrompem o entablamento. Possuí ainda um pequeno trono. A cornija do entablamento é lisa e dourada, enquanto o friso apresenta-se marmoreado em tons de castanho, e coroado por mísulas de tamanho considerável e com configurações curvilíneas. Nas colunas está presente o fuste em espiral com um anel no terço inferior decorado com estrias. Os capitéis são de influência compósita.
Nichos preenchem os vãos do entablamento. São rematados no cimo por um baldaquino, que insinua um dossel com cortinas. A sua ornamentação é formada por folhas de acanto, folhagem diversificada e flores. O pedestal exibe uma concha e vários motivos florais terminando com um botão de flor. Na predela, ao centro, destaca-se o sacrário com símbolos eucarísticos na porta: cruz, cacho de uvas e folha da videira. É coroado por um dossel com cortinas repuxadas e rematadas por flores. Ostenta ainda nas laterais flores apilhadas. A ladear o sacrário despontam várias mísulas decoradas por volutas, folhas, flores e conchas que terminam em pequenas volutas.
O frontal do altar exibe uma configuração rectangular e pouca decoração, diferenciando-se por motivos geométricos, sugerindo assim, alguma influência do estilo rococó, mais amaneirado com pintura marmoreada em tons de bege.
O tecto possui uma clarabóia rodeada por pinturas, de índole vegetalista em dourado, rosa e azul. As paredes detêm molduras nos mesmos tons com motivos florais e cruzes latinas. Apresenta igualmente pintura marmoreada em tons de bege, azul, rosa e dourado.O genuflexório é composto por madeira e veludo.
A capela lateral esquerda é dedicada ao Santíssimo Sacramento e é precedida por um gradeamento que protege a capela em forma de arco de volta inteira. Como tal não possui imaginária.
O retábulo apresenta ainda características do período final do barroco, mas já insinuando atributos típicos do rococó, através da cedência do douramento integral a ornatos dourados sobre um fundo mais claro. Aqui os espaços entre a talha ganham cor em tons de bege e verde. O ático exibe uma só cartela com um elemento vegetalista, nomeadamente um cacho de uvas, envolto por folhagem e encimado por uma concha. Contém ainda inúmeras folhagens, flores e ao centro um pequeno putti com asas.
Sobre a cornija e o friso lisos, dourados e marmoreados de castanho surgem palmetas. Ao centro do retábulo posiciona-se o único nicho, que suporta o Sacrário e apresenta decoração simples. É emoldurado por folhagem, flores e conchas. O sacrário exibe uma cruz latina no topo envolta por uma serpente. Possui pequenos puttis com asas no topo e quatro colunas de fuste liso. A porta é decorada por folhas pequenas e volutas que coroam um cálice com hóstia, suportados por nuvens, difundindo raios de luz.
Nas colunas a novidade está nos capitéis de influência jónica neste templo. São igualmente decoradas por folhas e flores. O fuste é de menores dimensões e mantém os mesmos ornamentos. Na base das quatro colunas existe uma inscrição que significa “Deus” em Hebraico acrescentada na acção de restauro pelo Pe. Paulo Borges.
No lugar destinado aos nichos surgem estípites, sobre pintura marmoreada em tons de verde, menos escultóricas e mais decorativas, um dos elementos típicos dos retábulos rococó. A predela incorpora mísulas com elementos vegetalistas e flores. O frontal do altar exibe uma configuração rectangular e alguma decoração, com motivos florais e um peixe, símbolo associado ao cristianismo primitivo e aos apóstolos. O altar é marmoreado de castanho e ao centro exibe as primeiras letras do nome de Cristo em grego: Chi e Rho (XP) de "ΧΡΙΣΤΟΣ".
Os suportes que sustêm os lampadários, junto ao retábulo, ostentam características barrocas e inscrições geométricas seguradas por anjos. Os anjos seguram molduras com um círculo dentro de um triângulo à esquerda e vice-versa à direita. Representam a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), o macrocosmo, o cosmo e o microcosmo e ainda a criação divina (corpo e alma). O tecto da capela detém uma pintura em tons de azul, bege e dourado, decorado por uma grande moldura novamente em dourado. Ao centro surge o cordeiro deitado sobre a cruz, acompanhado por cachos de uvas e rodeado por nuvens. Nas paredes também está representado o sacrifício de Cristo, primeiro com um cálice, coroado por um coração sangrando envolto em espinhos, e depois por um pelicano no ninho com as crias, bicando o próprio peito para as alimentar.
O genuflexório e tamborete, peças de mobiliário aqui presentes, são em madeira e veludo.

In “ARRIFES: DETENTORES DE PATRIMÓNIO CULTURAL?”.

Este texto não segue o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

* Licenciada em Património Cultural e mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores/ Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada

 

 

 

Share

Print

Theme picker