“Há resultados que nos animam neste segundo semestre”
Diário dos Açores

“Há resultados que nos animam neste segundo semestre”

Previous Article Previous Article Ministra da Agricultura optimista com PAC para os Açores
Next Article Número de infectados aumenta na Região Número de infectados aumenta na Região

Luís Rodrigues, Presidente da SATA

A Azores Airlines teve um resultado negativo de cerca de 45 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.
A Air Açores teve um resultado positivo de mais de meio milhão de euros e a SATA Aeródromos também obteve um resultado positivo de 280 mil euros.
Para o Presidente do Grupo SATA “o primeiro semestre de 2021 no Grupo SATA não foi muito diferente do que se esperava em Dezembro de 2020. Esteve em linha com as perspectivas que a IATA comunicou no final do ano, e agravou-se, tal como previsto pela associação internacional que representa o sector da aviação, a partir de Fevereiro de 2021”.
Luís Rodrigues avança que “no Grupo SATA, a realidade do primeiro semestre não esteve apartada do resto do sector e nem a procura interna e por voos domésticos foi capaz de atenuar o impacto negativo que a pandemia continuou a exercer na actividade”.

Comportamento anémico
da procura

Numa mensagem inscrita no relatório sobre o primeiro semestre deste ano, o Presidente da SATA acrescenta que “os resultados operacionais obtidos entre Janeiro e Junho refletem um comportamento anémico da procura, que no Grupo SATA foi, uma vez mais, atenuado pela busca empenhada por mercados alternativos, designadamente, de operações charter ad-hoc que, para alívio e satisfação de todos, continuaram a acontecer durante o Inverno de 2021”.
Luís Rodrigues sublinha que “é certo que este relatório de actividade semestral continua a ser o reflexo da pandemia em 2021, mas é também o espelho do empenho que toda a estrutura organizativa tem colocado na sua reorganização, apesar da pandemia”.
E explica: “O vírus continuou a não dar tréguas e continuámos a fazer de tudo para salvaguardar a saúde dos trabalhadores e, naturalmente, dos passageiros. As medidas de protecção continuaram e, no Grupo SATA, deu-se inicio ao processo de vacinação de todos os trabalhadores, começando pelos que desempenham funções operacionais e de proximidade com os passageiros. A par com as questões relacionadas com a saúde e ambiente, continuaram a ser implementados projetos estruturantes com o intuito de continuar o caminho de melhorias operacionais e de serviços, no qual se têm fortemente empenhado as companhias aéreas do Grupo SATA.

Perspectiva optimista
para segundo semestre

Segundo o Presidente da SATA, “em Junho, e previsivelmente, o tráfego reanimou de uma forma súbita e acabou por colocar à prova a prontidão da estrutura. Foi sendo, paulatinamente, aumentada a oferta de voos por forma a corresponder à procura crescente. O tráfego chegou mais rapidamente do que esperado aos níveis de 2019 e mantivemos uma taxa de pontualidade a rondar os 90%. É um dos sinais de que precisávamos para perceber que o caminho que já iniciámos começa a demonstrar resultados que nos animam.
Estamos ainda longe de ver alcançado o equilíbrio financeiro e de ter assegurada a nossa sustentabilidade, mas podemos dizer que foi com um cenário bem mais auspicioso que encetamos o segundo semestre de 2021”.

 

Share

Print
Ordem da notícia194

Theme picker