Candidaturas para reconversão de produção leiteira em carne abertas entre 1 de Dezembro e 15 de Janeiro
Diário dos Açores

Candidaturas para reconversão de produção leiteira em carne abertas entre 1 de Dezembro e 15 de Janeiro

Previous Article Previous Article Houve três ataques informáticos ao sistema da Administração Pública açoriana no ano passado
Next Article Preços do vestuário, bebidas, habitação, electricidade e combustíveis fazem  aumentar a inflação nos Açores Preços do vestuário, bebidas, habitação, electricidade e combustíveis fazem aumentar a inflação nos Açores

Vai haver programa para redução de leite

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou, na Ribeira Grande, que “o período de candidaturas à reconversão da produção leiteira em produção de carne arranca a 1 de Dezembro de 2021 e termina a 15 deJaneiro de 2022”.
O titular da pasta da Agricultura falava à saída de uma reunião com a Direcção da Federação Agrícola dos Açores, para auscultar as principais reivindicações daquele órgão associativo.

Redução de produção
de leite

No encontro foi também analisada uma proposta da Federação Agrícola para a criação de um programa para a redução de leite nos Açores, uma posição, que “vem ao encontro da posição do Executivo açoriano”, frisou o governante.
Por outro lado, no entender de António Ventura, “a Região tem metas ambientais para cumprir, desde logo a redução da carne animal por hectare, a diminuição das emissões de metano, assim como o bem-estar animal e a conservação do solo”.
Neste sentido, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural avançou que o seu gabinete vai preparar o programa para a redução da produção de leite, para posteriormente apresentar a proposta à Federação Agrícola.

Pagamento de reformas
 antecipadas

Em cima da mesa esteve, igualmente, uma questão que já se arrasta há algum tempo e que diz respeito ao pagamento de 121 reformas antecipadas, que se encontram associadas a alguns projectos de primeira instalação.
Para António Ventura, estes pagamentos deverão ocorrer já “em Janeiro do próximo ano”, acrescentando o Secretário Regional que nesta questão “houve um período de comunicação com muitos atritos com a Comissão Europeia relativamente a autorização para os pagamentos”.
Contudo, segundo disse, foi alcançado um acordo, “cabendo agora ao Governo Regional propor na Assembleia Regional uma alteração ao decreto legislativo, mas no final o produtor irá receber o mesmo montante, mas mais diluído no tempo”, garantiu o governante.

Share

Print
Ordem da notícia203

Theme picker