Manuais digitais nas escolas
Diário dos Açores

Manuais digitais nas escolas

Previous Article Previous Article PAN/Açores quer uma taxa ambiental de 1 euro a cobrar aos turistas
Next Article Regiões Ultraperiféricas reunidas em P. Delgada Regiões Ultraperiféricas reunidas em P. Delgada

A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, lançou um projecto-piloto para a implementação de manuais digitais na Região.
“Vamos iniciar numa turma do 5.º ano da Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, na ilha Terceira, e numa turma do 8.º ano da Escola Secundária Antero de Quental”, revelou ontem a governante.
O projecto foi lançado numa sessão de esclarecimento com a turma seleccionada do 8.º ano da escola Antero de Quental e corresponde a um dos compromissos do programa do XIII Governo Regional.
Para a titular da pasta da Educação, “ter um projecto de desmaterialização de manuais não consiste apenas na troca de um manual em papel para um manual que está num computador”.
O manual digital, referiu, “é uma ferramenta que dá apenas a informação no formato de leitura, mas também em formatos audiovisuais; que permite aplicar testes, que permite fazer trabalhos de continuidade e que permite ao professor ter um ‘feedback’ mais rápido, na sua acção normal, e portanto garantir aprendizagens mais significativas”.
Para este projecto, os alunos terão equipamento próprio: “O objectivo é termos, até ao final do ano de 2026, todos os nossos alunos da Região com acesso aos manuais escolares, através de equipamento tecnológico individual, introduzido de forma gradual”, disse.
Sofia Ribeiro explicou ainda que este projecto “vai permitir aos pais e aos encarregados de educação um acompanhamento mais directo naquilo que o aluno está a aprender”.

Share

Print
Ordem da notícia226

Theme picker