Museu de Angra promove ciclo de ateliês de artes decorativas
Diário dos Açores

Museu de Angra promove ciclo de ateliês de artes decorativas

Previous Article Previous Article 1ª Domingo do Advento
Next Article Deputada do PS preside à Comissão  de Inquérito às Agendas Mobilizadoras Deputada do PS preside à Comissão de Inquérito às Agendas Mobilizadoras

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direcção Regional da Cultura (DRC), através do Museu de Angra do Heroísmo (MAH), promove hoje, dia 27 de Novembro, pelas 14h00, a realização do ateliê de artes decorativas “Dourar a Talha”, inspirado em peças do acervo do MAH.
A iniciativa, integrada num ciclo formativo que decorrerá durante a época natalícia, em colaboração com o Centro de Artesanato e Design dos Açores, destina-se a um grupo de oito adultos, sendo a formação a cargo da monitora Sílvia Luís, técnica superior de conservação e restauro do MAH.
Nessa acção será explicada o processo de douramento que, através, de aplicação de finíssimas parcelas de folha de ouro, produz um efeito de aparato e sumptuosidade característico da talha dourada barroca.
A 4 de Dezembro, serão executados presépios de caixa, semelhantes aos tradicionalmente elaborados nos conventos portugueses, no ateliê “Maquinetas”, também destinado ao público adulto, tendo como monitora a artesã Gabriela Motta Faria. Finalmente, a 18 de Dezembro, terá lugar o ateliê familiar “Silhuetas Natalícias”, para crianças acompanhadas pelos pais, em que serão elaboradas decorações para a árvore de Natal, a partir de modelos dos anos cinquenta do século passado, que tinham por base recortes de figurinos de moda.
A frequência destes ateliês é gratuita, devendo as inscrições ser feitas através do endereço electrónico: museu.angra.agenda@zores.gov.pt ou pelo número de telefone 295 240 800.

 

Share

Print

Theme picker