Bolieiro vai aos EUA reunir com políticos e empresários da costa leste
Diário dos Açores

Bolieiro vai aos EUA reunir com políticos e empresários da costa leste

Previous Article Previous Article A Génia
Next Article SATA admite que proposta de ampliação da pista do Pico permite operação dos aviões sem limitações SATA admite que proposta de ampliação da pista do Pico permite operação dos aviões sem limitações

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, vai aos EUA no próximo dia 4 de Dezembro, para reunir com políticos estaduais e dirigentes associativos das comunidades açorianas da costa leste, soube o nosso jornal.
Bolieiro faz-se acompanhar pelo Vice-Presidente, Artur Lima, e pelo Director Regional das Comunidades, José Andrade.
No primeiro dia da visita, o Chefe do Governo açoriano reunirá com dirigentes associativos culturais e sociais e com agentes económicos das comunidades açorianas do Estado de Rhode Island, em East Providence, estando programado um almoço com responsáveis políticos do Estado de Rhode Island, promovido pelo Mayor de East Providence.

Lançamento de livro
sobre a emigração

No mesmo dia, José Manuel Bolieiro e restante comitiva promoverá um encontro semelhante com empresários do Estado de Massachusetts, em New Bedford.
Ao fim do dia, presidirá ao lançamento do livro “Emigração Açoriana para os Estados Unidos da América (Volume 1 – De Colombo à Primeira Guerra)”, editado pela Associação dos Emigrantes Açorianos, com apresentação do Prof. Doutor Onésimo Teotónio Almeida, em Fall River, na Casa dos Açores da Nova Inglaterra.
No dia seguinte terá um pequeno-almoço com directores de órgãos de comunicação social das comunidades açorianas da Nova Inglaterra, em East Providence, seguindo-se um almoço comemorativo dos 30 anos da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, incluindo exposição alusiva à Emigração Açoriana para os Estados Unidos da América, em Fall River, no Cultural Center.

Emigrantes preocupados
com a SATA

De acordo com as nossas fontes, o Presidente do Governo pretende, entre outros objectivos, “sensibilizar os agentes económicos daquela área para as condições favoráveis de investimento nos Açores e, ao mesmo tempo, sensibilizar os políticos daqueles estados para assuntos que, embora estejam no âmbito da administração de Washington, possam servir para sensibilizar os respectivos protagonistas, nomeadamente na área do Acordo das Lajes e no processo de descontaminação”.
Já da parte dos agentes económicos das comunidades açorianas, segundo comunicou ao nosso jornal um dos empresários, estão preocupações “no domínio da continuidade da operação da SATA em Boston e as dificuldades burocráticas para quem pretende investir na região”.

Share

Print
Ordem da notícia275

Theme picker