Câmara Municipal de Ponta Delgada  decide manter em vigor alterações  ao trânsito no centro histórico da cidade
Diário dos Açores

Câmara Municipal de Ponta Delgada decide manter em vigor alterações ao trânsito no centro histórico da cidade

Previous Article Previous Article PS pede informações sobre atraso da obra de protecção da costa da falésia de Vila do Corvo
Next Article O que fazer dos Açores  como centro de lançamento para o espaço? 1/2 O que fazer dos Açores como centro de lançamento para o espaço? 1/2

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, decidiu manter em vigor as alterações ao trânsito implementadas durante a quadra festiva no centro histórico, “com o objectivo de ir ao encontro de uma cidade verdadeiramente sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico”.
“Temos a ambição de promover uma cidade amiga do ambiente, que ofereça qualidade de vida e bem-estar aos seus cidadãos e com elevados padrões de atractividade do centro histórico para todos aqueles que optem por viver, trabalhar ou simplesmente visitar Ponta Delgada”, sustentou o edil.
Para o Presidente importa fomentar padrões de vida activos e saudáveis, através da promoção da mobilidade sustentável e da criação de um ambiente urbano qualificado, acessível, verdadeiramente inclusivo, absolutamente centrado na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
Pedro Nascimento Cabral anunciou, neste âmbito, que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai promover o diálogo em parceria com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos para o lançamento de um concurso de ideias destinado à requalificação do espaço urbano, agora definitivamente condicionado.
A Autarquia manifesta-se “absolutamente convicta” de que “este é o caminho que temos de seguir para alcançarmos uma cidade com elevados padrões de qualidade de vida para quem nela vive e trabalha, atractiva para quem nos visita e competitiva para quem aqui quer investir”.
O Presidente recordou que a decisão do executivo de manter as alterações ao trânsito está suportada pelo facto de Ponta Delgada não ter falta de lugares de estacionamento (durante a quadra festiva, os parques de estacionamento cobertos do Castilho, São João e Avenida apenas tiveram uma utilização máxima de cerca de 40%), os mini-buses estão longe da sua ocupação máxima e os acessos às ruas condicionadas ao trânsito são mais do que muitos.
Para além das alterações ao trânsito, a Câmara Municipal tem em vigor o programa municipal de apoio à reabilitação urbana REVIVA e vai apostar num plano estratégico para garantir o desenvolvimento de Ponta Delgada, sobretudo na área do apoio à habitação e ao comércio.
No que respeita às alterações ao trânsito, Pedro Nascimento Cabral não tem dúvidas que “voltar atrás seria retroceder no caminho que queremos percorrer e que assenta num projecto político que foi largamente sufragado pelos cidadãos de Ponta Delgada”.
“Fomos eleitos para tomar decisões e estamos absolutamente convencidos de que este é o caminho que temos de seguir para não perdermos o desafio que a próxima década nos impõe, que passa por devolver a cidade às pessoas e promover o nosso comércio tradicional”.
Mais afirmou que “já partimos para este desafio demasiado tarde ao contrário de muitas cidades nacionais e europeias que já vêm trilhando este percurso há mais de 15 ou 20 anos”.    
Recorde-se que desde o dia 9 de Dezembro de 2021 que a circulação automóvel está interdita, com excepção de pessoas com mobilidade reduzida, nos seguintes arruamentos: Praça Gonçalo Velho Cabral (excepto a táxis, entrega e recepção de utentes de missas e catequese), Largo da Matriz (lado sul) e Rua Manuel da Ponte no troço compreendido entre a Rua do Melo e a Praça Gonçalo Velho Cabral.
A circulação automóvel está condicionada (onde apenas é permitida a circulação automóvel a moradores, veículos com estacionamento autorizado e para realização de cargas e descargas entre as 7h00 e as 12h00 e das 14h30 às 16h30) nos seguintes arruamentos: Rua dos Mercadores, Largo da Matriz (lado nascente da Igreja Matriz), Largo Vasco Bensaúde, Rua do Aljube, Rua de Santa Luzia e Rua Açoreano Oriental. Foi, nos termos da sinalização de caráter temporário colocada no local, necessário proceder às seguintes alterações de sentido de trânsito: Rua dos Mercadores – Sentido nascente-poente; Largo da Matriz (lado nascente da Igreja Matriz) – Sentido sul-norte; Largo Vasco Bensaúde – Sentido poente-nascente; e Rua da Misericórdia – Sentido poente-nascente.

Share

Print
Ordem da notícia409

Theme picker