Administrador Diocesano está a ouvir os ouvidores de todas as ilhas
Diário dos Açores

Administrador Diocesano está a ouvir os ouvidores de todas as ilhas

Previous Article Previous Article Ponta Delgada passa a integrar a “Rede Integrar Valoriza”
Next Article ´Regresso às aulas ´Regresso às aulas

“Não temos razões para parar o percurso”

A primeira ronda de “encontros informais” promovida pelo Administrador Diocesano, cónego Hélder Fonseca Mendes, com os ouvidores das nove ilhas que compõem a diocese de Angra está na recta final, segundo noticia o site Igreja Açores.
Depois de um encontro com a ouvidoria da Praia e com a ouvidoria de Angra, ontem foi a vez de um encontro com o Colégio de Consultores, o órgão que o elegeu no passado dia 30 de Novembro.
No início deste périplo por todas as ilhas, dando seguimento à opção de fazer do Colégio de Consultores e do ´Colégio de Ouvidores´ os seus parceiros na administração da diocese até à nomeação de um novo bispo para Angra,  o cónego Hélder Fonseca Mendes deixou claro que estas visitas deveriam ser vistas como um sinal de “proximidade e de presença” na “continuidade” seja do programa pastoral seja das opções pelo caminho sinodal.
“Uma vez que não há alternativas, nem é o tempo de as criar ou de criar algo novo, dado que estamos em sede vacante, a conclusão retirada das reuniões em São Miguel e Santa Maria,  é a de que que não temos razões para parar o percurso que temos estado a fazer”,afirmou ao Igreja Açores o Administrador Diocesano, num primeiro balanço das auscultações dos ouvidores de São Miguel e do Clero da ilha de Santa Maria, iniciada a 16 de Dezembro.
O importante, referiu, “é continuarmos a ouvir toda a gente”, refere.

“Escutar as pessoas”

“Escutar as pessoas  quaisquer que elas sejam e se não queremos só das estruturas eclesiais então convidemos outras que pelo pensamento, princípios e atitudes possam participar, seja alguém que esteja dentro ou alguém que esteja fora”, conclui sobre este assunto.
Além dos ouvidores e presbíteros em geral, o Administrador Diocesano encontrou-se com responsáveis de movimentos ou serviços diocesano.
Nestas reunião além da articulação do programa diocesano que o sínodo dos bispos e a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, ambos em 2023, o sacerdote ainda se encontrou com sacerdotes de diferentes ouvidorias para se inteirar dos problemas, que conhece dado ter sido Vigário Geral durante 16 anos.

Share

Print

Theme picker