Candidata da CDU manifesta preocupação com a contaminação dos solos nas Lajes
Diário dos Açores

Candidata da CDU manifesta preocupação com a contaminação dos solos nas Lajes

Previous Article Previous Article Actividade económica açoriana continua em trajectória de recuperação
Next Article Costa dá exemplo do governo dos Açores como “vacina” para impedir vitória da direita Costa dá exemplo do governo dos Açores como “vacina” para impedir vitória da direita

A candidata da CDU pelo círculo dos Açores esteve pela segunda vez na Terceira, em contacto direto com a população da cidade da Praia da Vitória, em conjunto com a organização local da CDU e os candidatos pela ilha Terceira, distribuindo o seu programa eleitoral e sensibilizando as pessoas “para o ato eleitoral, num combate pedagógico contra a abstenção”.
A seguir Judite Barros teve uma reunião com os candidatos pela ilha Terceira, Maria Gouveia e Else Reis, com especial incidência sobre as problemáticas locais.
Foi sublinhada a “necessária resolução, a nível da República, do gravíssimo problema da contaminação dos solos na zona da Base das Lajes. Os resíduos de combustíveis e de outros materiais, deixados pelos americanos, traduzem-se num severo crime ecológico e num grave problema de Saúde Pública, especialmente para a população da Praia da Vitória”.
Judite Barros reforçou a desresponsabilização das autoridades, que para além da não resolução do problema, também não garantiram informação sobre todo o processo, e relembrou que provavelmente já existe contaminação dos lençóis de água.
Outro assunto abordado foi o não aproveitamento de infraestruturas cedidas à Região (como os bairros dos militares americanos), “que estão completamente abandonados e degradados, apesar do seu potencial urbanístico.
Judite Barros reforçou a ideia de que se constata “uma desresponsabilização e um desleixo enormes da tutela destas pastas para com a Região, e lembrou que mais uma voz, mais uma bancada parlamentar a exigir a sua resolução, faria com que a Região ultrapassasse mais rapidamente essas situações”.
Por fim, em Angra do Heroísmo, os três candidatos fizeram uma declaração sobre estas e outras matérias importantes para a ilha Terceira e para a Região, focando também a problemática da segurança, tema muito sentido não só nas maiores ilhas dos Açores, mas também em algumas mais pequenas.
No final do dia, a 1ª candidata pela CDU deslocou-se à ilha do Faial, para se encontrar com a estrutura da Coligação Democrática Unitária e com o candidato por aquela ilha, André Goulart.
Neste primeiro encontro, falou-se essencialmente das questões nacionais transversais ao território nacional e arquipelágico, das questões regionais e, em particular, das questões locais que mais agudamente se levantam no Faial.

 

Share

Print

Theme picker