Actividade económica açoriana continua em trajectória de recuperação
Diário dos Açores

Actividade económica açoriana continua em trajectória de recuperação

Previous Article Previous Article Todos à espera de surpresas nas eleições
Next Article Candidata da CDU manifesta preocupação com a contaminação dos solos nas Lajes Candidata da CDU manifesta preocupação com a contaminação dos solos nas Lajes

Aumento de 11% em Novembro

Em novembro de 2021, o Indicador de Actividade Económica dos Açores (IAE) apresentou um aumento de 11%, segundo revelou ontem o SREA.
Este valor deve-se à situação anómala vivida em 2020, como resultado da pandemia COVID-19, e pelo facto de os cálculos terem como base a variação em relação ao mês homólogo do ano anterior; por estes motivos, é expectável que até final do corrente ano se continuem a observar variações atípicas do IAE.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infraanual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.
Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.

Consumo privado
também em recuperação

Também o Indicador de Consumo Privado, ICP-Açores, manteve a tendência de recuperação no mês de novembro.
Segundo o SREA, no mês de novembro de 2021 o ICP-Açores registou, em termos homólogos, um acréscimo de 3,9%, verificando-se um decréscimo de 0,7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao valor revisto do mês anterior.
A evolução recente do indicador deve-se em grande medida a um efeito de base, pois, decorrido um ano, a comparação incide sobre meses fortemente afetados pela pandemia.
A informação disponível para novembro revela taxas de variação homólogas positivas, embora menos intensas que no mês anterior, de algumas séries que constituem o ICP-Açores.
 As principais séries constituintes do ICP-Açores em que se verifica este aumento homólogo foram: Transportes aéreos, Transportes terrestres e Gasolina.

Venda de cimento cresce  

A venda de cimento na região cresceu no ano passado, segundo os dados divulgados ontem pelo SREA.
Em 2021 venderam-se 155.622 toneladas de comento, quando no ano anterior tinham sido 129.179 toneladas.
Tanto a venda de cimento produzido localmente como o importado do Continente aumentaram no ano passado, o mesmo acontecendo com a produção de cimento.
De Janeiro a Outubro a venda de cimento registou sempre crescimentos, diminuindo apenas nos últimos dois meses do ano.

Share

Print
Ordem da notícia465

Theme picker