Bolieiro diz que Regiões Ultraperiféricas são postos avançados da Europa
Diário dos Açores

Bolieiro diz que Regiões Ultraperiféricas são postos avançados da Europa

Previous Article Previous Article Candidaturas das juntas de Freguesia para concorrerem à cooperação financeira
Next Article Açores preparam-se para receber o selo do bem estar animal Açores preparam-se para receber o selo do bem estar animal

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu ontem que as Regiões Ultraperiféricas (RUP) representam “autênticos postos avançados da Europa” no Atlântico e no Índico, merecendo uma revisão europeia da sua estratégia com “tradução efectiva” para alguns dos seus condicionalismos.
A revisão da estratégia para as RUP, actualmente em curso, não pode ignorar a Covid-19, sublinhou o governante, falando em videoconferência numa reunião com representantes políticos de Portugal, França e Espanha, das suas Regiões, e em que participou também a comissária europeia Elisa Ferreira, que tem a pasta da Coesão e Reformas.
Dirigindo-se à comissária Portuguesa, José Manuel Bolieiro elogiou a sua “sensibilidade estratégica” para com as RUP e mostrou-se convicto que esta “tudo fará para assegurar” a implementação da actualização da estratégia com estas Regiões.
Depois, o Presidente do Governo elencou algumas “dimensões nucleares” para os Açores que merecem “atenção e cuidados renovados”, desde logo o emprego, coesão social, educação e mobilidade.
“Importa que a nova estratégia preveja medidas capazes de assegurar dois objetivos de base. Por um lado, o empoderamento dos nossos jovens e a sua fixação nas nossas ilhas, maneira mais eficaz de combate ao espectro do despovoamento que paira sobre muitas ilhas e municípios. Por outro lado, a protecção dos mais fragilizados, as crianças e os idosos, em particular. E, a este propósito, sobressai a relevância e a utilidade da renovada aposta no digital”, disse.
O campo dos transportes e comunicações foi também abordado por José Manuel Bolieiro, que reclamou a correção da “dificuldade de acessibilidades” às RUP e a compensação dos “custos acrescidos muito significativos dos transportes de mercadorias e do transporte de pessoas” nos respetivos Estados-membros e com o continente europeu e outros parceiros internacionais.
O governante valorizou ainda as “particulares potencialidades” destes territórios, nomeadamente “a imensa área marítima” que representam.
“Da nova estratégia esperamos vivamente o reconhecimento e o aproveitamento do potencial do mar das RUP e das oportunidades ímpares que este nos oferece em matéria ambiental, nas pescas e na economia azul em geral”, prosseguiu.
Agricultura e desenvolvimento rural, turismo e o sector energético foram áreas também destacadas por José Manuel Bolieiro como potenciadoras de riqueza e desenvolvimento de todas as RUP, nomeadamente os Açores.
“Acreditamos que estas nossas propostas encontrarão tradução efectiva na nova estratégia da União para com as nossas RUP”, concretizou o Presidente do Governo.

Share

Print

Theme picker