Candidaturas das juntas de Freguesia para concorrerem à cooperação financeira
Diário dos Açores

Candidaturas das juntas de Freguesia para concorrerem à cooperação financeira

Previous Article Previous Article Mau tempo desalojou família de quatro pessoas em Ponta Delgada
Next Article Bolieiro diz que Regiões Ultraperiféricas são postos avançados da Europa Bolieiro diz que Regiões Ultraperiféricas são postos avançados da Europa

A Vice-presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cooperação com o Poder Local, informa que o período de candidaturas das juntas de freguesia da Região à cooperação financeira prevista no Decreto Legislativo Regional n.º 32/2002, de 8 de agosto, decorre entre 24 de janeiro e 28 de fevereiro.
Em 2022, a submissão das candidaturas será feita, pela primeira vez, digitalmente, através de uma aplicação cujo desenvolvimento terminou em 2021 e que foi integralmente produzida por técnicos da administração pública regional.
Esta aplicação, que está incluída no Portal da Cooperação com o Poder Local - CoopAutarquias – (https://coopfinanceira.azores.gov.pt/) marca, também, o início do seu desenvolvimento.
Para Artur Lima, Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, a “digitalização dos procedimentos de candidatura oferece inúmeras vantagens ao trabalho dos autarcas locais e permite tornar mais célere a atribuição dos apoios em causa”.
“O Governo Regional assume o poder local como um parceiro estratégico no projeto de desenvolvimento dos Açores e está disponível para cooperar financeiramente com as freguesias no fortalecimento do serviço que prestam aos Açorianos”, destaca.
Segundo o Vice-Presidente do Executivo, “para este Governo, o poder local será apoiado sem discriminações nem omissões. O princípio da equidade no relacionamento com todas as juntas de freguesia é ponto de ordem na nossa ação governativa”.
No quadro desta cooperação, as juntas de freguesias dos Açores poderão receber apoios da Região para a aquisição de mobiliário, equipamentos e programas informáticos necessários à sua atividade, bem como concretizar trabalhos de manutenção nas suas instalações.
Recorde-se que, em 2021, candidataram-se a este programa de cooperação financeira 119 das 155 freguesias dos Açores, tendo sido atribuídos pela Vice-Presidência do Governo cerca de 615 mil euros ao abrigo destes apoios.

Share

Print

Theme picker