Mau tempo desalojou família de quatro pessoas em Ponta Delgada
Diário dos Açores

Mau tempo desalojou família de quatro pessoas em Ponta Delgada

Previous Article Previous Article Açores vão receber evento mundial sobre corrupção no desporto
Next Article Candidaturas das juntas de Freguesia para concorrerem à cooperação financeira Candidaturas das juntas de Freguesia para concorrerem à cooperação financeira

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, desde a madrugada de quarta-feira foi registada uma derrocada na ilha de São Miguel, na Lomba do Pomar, na Povoação.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Povoação esteve no local para proceder à limpeza da via.
Desde de manhã, o número total de ocorrências é de 25, das quais 16 na ilha de São Miguel (12 em Ponta Delgada, três na Ribeira Grande e uma na Povoação) e nove na ilha Terceira (sete da Praia da Vitória e duas em Angra do Heroísmo).
As ocorrências reportadas dizem respeito a inundações de habitações, inundações de vias e uma derrocada.
Além do realojamento de uma família na Terceira, como já transmitido, foi necessário realojar uma família de quatro pessoas em Ponta Delgada, uma ação que ficou a cargo da Câmara Municipal.
Nos locais, para apoio e resolução das diversas ocorrências, têm estado os Bombeiros, a Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, os Serviços Municipais de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública (PSP), sob coordenação do SRPCBA.
O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.

Família realojada na Terceira

Uma família teve de ser realojada no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, na sequência de uma inundação, revelou o vice-presidente do município, Guido Teles.
“Trata-se de um realojamento temporário. Deverá ser só uma noite. Entrou água dentro da casa e não estava em condições para ficarem lá durante esta noite”, avançou o autarca.
A chuva intensa que se fez sentir na ilha provocou uma inundação na moradia, localizada na freguesia de São Sebastião, na zona sul da ilha Terceira.
“A casa fica numa quota um pouco mais baixa do que os terrenos que estão a norte e os terrenos já estavam completamente encharcados, portanto a água começou a entrar para o terreno de baixo através do próprio muro. Como não havia nenhuma forma de fazer uma barreira, a única hipótese foi realojá-los”, explicou Guido Teles.
Viviam na habitação um casal de idosos e o filho, que não tinham “alternativa familiar” de alojamento, por isso os serviços sociais da autarquia de Angra do Heroísmo encontraram uma solução temporária.
“Não ficou inabitável, não ficou com danos muito grandes. Foi água que entrou e desligaram o quadro da eletricidade a tempo”, adiantou o autarca.
Esta situação foi identificada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) como a 9.ª ocorrência provocada pelo mau tempo na ilha Terceira.

 

Share

Print

Theme picker