Judite Barros visita Faial, no âmbito da campanha eleitoral para as legislativas de 2022
Diário dos Açores

Judite Barros visita Faial, no âmbito da campanha eleitoral para as legislativas de 2022

Previous Article Previous Article EUA têm que assumir todos os custos do processo de descontaminação pela poluição que provocaram na Terceira
Next Article E a tal entidade independente? E a tal entidade independente?

No dia 20 de Janeiro, Judite Barros, 1ª candidata da CDU, pelo círculo eleitoral dos Açores à Assembleia da República, nas próximas eleições legislativas, esteve, mais uma vez, na ilha do Faial “com uma agenda preenchida com questões locais de resolução nacional e com questões transversais a todo o país, que encontram expressão em qualquer ilha do nosso arquipélago”.
Num primeiro momento, Judite Barros prestou declarações para os órgãos de comunicação sobre a importância do desenvolvimento da ilha e da Região, com o investimento nas diversas infra-estruturas, como o aeroporto da Horta, “onde se nota um arrastar do problema, pela empresa responsável, ANA que, tendo sido concessionada à VINCI, tarda a resolver a construção das zonas de segurança (RESA´s), exigidas, até 2024, pelas regras internacionais. Este problema agrava-se na medida em que toca na questão da ampliação do aeroporto que, também, tarda a ser realizada, condicionando, desta forma, o acesso à ilha do Faial por aviões de maior envergadura, reduzindo a capacidade de desenvolvimento turístico e económico dado que, futuramente, pode vir a condicionar a vinda de aviões de maior envergadura”.
Outro assunto referido, nesta comunicação, prendeu-se com a reabilitação do Estabelecimento Prisional da Apoio da Horta, “estrutura fundamental para uma política de reabilitação de proximidade, com as condições necessárias para a realização de um trabalho condigno de segurança numa região circunscrita em 66.000 Km2 de mar”.
Terminou, lembrando que as privatizações, de estruturas essenciais ao desenvolvimento do país e da região, atrasam a evolução e progresso dos mesmos.
Assim, no seguimento das declarações efectuadas, Judite Barros e uma representação da CDU Faial realizaram uma visita à Cadeia de Apoio da Horta, onde constataram o grau de abandono, degradação e falta de condições para reabilitar todos aqueles que, por vários motivos, estão a cumprir pena. Também verificaram as parcas condições que os guardas prisionais têm para realizar o seu trabalho.
Judite Barros considera que esta estrutura é fundamental para o bom funcionamento da justiça e da segurança, especialmente no que diz respeito às ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), mas também às ilhas do Faial, Pico e São Jorge. Reforçou a ideia que, por uma questão de humanidade, faz todo o sentido manter os detidos perto dos seus núcleos familiares, sendo também uma forma de, verdadeiramente, apoiar as outras cadeias, de Angra e de Ponta Delgada, evitando a sobrelotação.
Depois, a 1ª candidata encontrou-se com o coordenador da CGTP e a representação da União de Sindicatos da Horta, onde lhe foi entregue o Caderno Reivindicativo dos Trabalhadores Açorianos para 2022, além de ter sido explanada toda a problemática no que diz respeito às questões laborais: precariedade, baixos salários, despedimentos e desemprego. Questões estas que são prioritárias para a CDU, em particular para a bancada parlamentar do PCP, que pugna, há longas décadas por estas matérias. Judite Barros garantiu que o PCP e a Coligação Democrática Unitária se baterão pelo trabalho, pelos trabalhadores, reivindicando todos os direitos para que, em Portugal, a dignificação do trabalho e dos trabalhadores seja uma realidade.
Finalmente, no final do dia, a 1ª candidata e o candidato pelo Faial, André Goulart, estiveram a distribuir o manifesto da candidatura, num contacto de proximidade com os eleitores, na Gare Marítima da Horta, no Porto de Pesca da Horta e por algumas artérias principais da cidade.

 

Share

Print

Theme picker