EUA têm que assumir todos os custos  do processo de descontaminação pela poluição que provocaram na Terceira
Diário dos Açores

EUA têm que assumir todos os custos do processo de descontaminação pela poluição que provocaram na Terceira

Previous Article Previous Article Partido Socialista apresenta proposta para simplificação do pagamento do reembolso do Subsídio Social de Mobilidade
Next Article Judite Barros visita Faial, no âmbito da campanha eleitoral para as legislativas de 2022 Judite Barros visita Faial, no âmbito da campanha eleitoral para as legislativas de 2022

O Bloco de Esquerda lamenta que Portugal tenha cedido mais uma vez aos interesses dos Estados Unidos da América permitindo que os estudos para o processo de descontaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira, decorrentes da utilização militar norte-americana da Base das Lajes, seja conduzido pelos próprios americanos.
Jessica Pacheco defende que deve ser o LNEC a dirigir os estudos e que Portugal tem que exigir aos EUA que assumam todos os custos do processo de descontaminação.
Em declarações após uma reunião com a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Jessica Pacheco considerou que houve “falta de capacidade dos sucessivos governos em conseguir resolver este problema” e que “houve uma cedência total aos interesses dos EUA” por parte do Governo da República, com a concordância do Governo Regional.
A candidata do Bloco recordou que o Vice-presidente do Governo Regional disse que ia “ser duro” nas negociações com os EUA sobre este assunto, “mas afinal o que saiu da última reunião foi que serão os EUA a estudar os danos”.
“Será um estudo feito pelo poluidor sobre a sua própria poluição”, por isso, “os resultados obviamente sairão contaminados, e não é isso que nós queremos”.
O Bloco defende que deve ser Portugal através do LNEC, a fazer os estudos necessários, e que têm que ser os EUA a pagar a descontaminação.
“Nenhuma relação pode ser amigável se não houver respeito de ambas as partes. Aquilo que estamos a exigir é que haja respeito por parte dos EUA pelos danos causados na ilha Terceira”, disse Jessica Pacheco.
“Fomos o primeiro partido a levar este assunto à Assembleia da República”, salientou a candidata, que assinalou o empenho do Bloco nesta matéria, lembrando que os deputados na República continuam a acompanhar este processo quer em termos de fiscalização da acção do Governo através de requerimentos com pedido de informação, quer através de propostas para garantir avanços no processo de descontaminação.
O Bloco considera que a continuidade da presença militar dos EUA na Base das Lajes continua a ser um entrave ao desenvolvimento económico da Ilha Terceira porque impede a dinamização do enorme potencial do porto da Praia da Vitória e do aeroporto da Terceira, duas infra-estruturas com excelentes condições que estão sub-aproveitadas.

Share

Print

Theme picker