Judite Barros visita a ilha do Pico no âmbito da Campanha Eleitoral para as Legislativas de 2022
Diário dos Açores

Judite Barros visita a ilha do Pico no âmbito da Campanha Eleitoral para as Legislativas de 2022

Previous Article Previous Article Se tens jardim, biblioteca e sentido cívico
Next Article Paulo Moniz defende inclusão de produtos açorianos em promoção internacional da República Paulo Moniz defende inclusão de produtos açorianos em promoção internacional da República

No dia 22 de Janeiro, Judite Barros, primeira candidata da CDU às legislativas de 30 de Janeiro, esteve na ilha do Pico, realizando diversas acções de campanha. Com ela estiveram a estrutura de ilha do PCP, o candidato da ilha do Pico, Paulo Correia, e o coordenador do PCP Açores, Marco Varela.
No início da tarde, a comitiva teve um encontro com os antigos trabalhadores da COFACO, na Vila da Madalena, junto às instalações desactivadas desta empresa, onde Judite Barros chamou a atenção para as promessas feitas há longo tempo e não cumpridas, esperando que as garantias dadas, quanto às majorações a entregar em Fevereiro de 2022, não sejam uma ‘mão cheia de nada’. Judite Barros relembrou que o que está em causa são 160 postos de trabalhos directos e, aproximadamente, 300 indirectos: muitas famílias em cheque, vivendo com dificuldades, depois de terem trabalhado uma vida inteira e terem defendido esta empresa, sempre que necessário. A candidata recordou que a bancada parlamentar do PCP, que sempre esteve ao lado destes trabalhadores, tomou uma iniciativa parlamentar, no sentido de resolver a questão em sede de Orçamento de Estado de 2019, que foi liminarmente inviabilizada pelo PS e pelo PSD. Posteriormente, outras iniciativas parlamentares foram tomadas pelo PCP, algumas votadas por unanimidade, na Assembleia da República, mas nunca aplicadas. Terminou reforçando a necessidade de se fazer justiça para com estes trabalhadores, comprometendo-se a não deixar cair esta matéria no esquecimento. Lamentou a falta de investimento nas indústrias regionais, especialmente em algumas ilhas do arquipélago, condicionando de forma negativa o seu desenvolvimento económico, social e humano, e contribuindo também para a sua desertificação.
Em seguida, a caravana da CDU esteve na Madalena do Pico, em contacto com a população e distribuindo o manifesto eleitoral regional.
A comitiva dirigiu-se depois às Lajes do Pico, para uma reunião com a senhora presidente da Câmara, para reforçar o conhecimento das problemáticas com que o Concelho se defronta, nomeadamente a necessidade de maiores e melhores acessibilidades e de mobilidade, para que se cumpra o que está consignado na Constituição portuguesa, mantendo a coesão nacional, a equidade e a garantia de direitos.
Após a reunião, a candidata encontrou-se com uma representação dos pescadores das Lajes do Pico e foi confrontada com os problemas relacionados com o Porto de Pescas: a falta de condições das infra-estruturas de apoio à faina, a inexistência de Casas de Apresto e sanitários, as instalações da LOTAÇOR e a falta de manutenção aos equipamentos de apoio, concretamente, à grua. E também se falou das baixas reformas, que não traduzem uma vida de trabalhos e de descontos reais.
Judite Barros garantiu que os problemas dos pescadores, há muito que fazem parte da agenda do PCP e da CDU, sendo necessário reforçar estas forças, junto do poder local, regional e nacional, sendo dia 30 de Janeiro, uma data muito importante para que se possam reverter as políticas erradas que condicionam a dignificação real do trabalho e dos trabalhadores.
Finalmente, a comitiva, nas Lajes do Pico, esteve em contacto com a população, distribuindo o manifesto eleitoral. À noite, houve uma reunião de trabalho com a estrutura de ilha do PCP e da CDU para programar a última semana de campanha nesta ilha, continuando a trabalhar em equipa nas 9 ilhas do Arquipélago.

 

Share

Print

Theme picker