Parceiros sociais pedem revisão do PO 2030 para reforçar sector privado
Diário dos Açores

Parceiros sociais pedem revisão do PO 2030 para reforçar sector privado

Previous Article Previous Article Coligação vai propor pagamento da compensação por caducidade dos contratos dos professores
Next Article PAN pede esclarecimentos sobre descargas de efluentes na ribeira da R. Grande PAN pede esclarecimentos sobre descargas de efluentes na ribeira da R. Grande

O Conselho Económico e Social dos Açores (CESA) sugeriu que a anteproposta do Plano Operacional dos Açores (POA) 2030 “seja revista” por ser “comedidamente enquadrada” e “pouco informativa”, devendo reforçar os apoios ao sector privado.
De acordo com o CESA, o POA 2030 é um documento da responsabilidade do Governo Regional que “se apresenta comedidamente enquadrado, pouco informativo e clarificado”, com uma “fundamentação técnica pouco desenvolvida, com referência a indicadores pouco actualizados, sem uma análise dos impactos perspectivados face às medidas propostas”.
É ainda “omisso quanto aos procedimentos que serão realizados até que seja fechada a repartição do envelope financeiro que está em análise”, refere-se em nota de imprensa.
O CESA saúda como “positivo o aumento do peso do Fundo Social Europeu + (FSE) em prol do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tendo em conta a “deficiência estrutural dos Açores nas áreas sociais e da educação/formação”.
Mas aponta, “em termos reais, um poder financeiro inferior ao anterior POA, em que a inflação foi, em média, positiva ao longo dos últimos períodos”.
O organismo considera que o POA 2030 possui “uma clara valorização dos apoios para o sector público em detrimento do sector privado; uma redução preocupante do apoio à competitividade empresarial, à investigação, desenvolvimento e inovação e à educação e um claro favorecimento às medidas de qualificação do emprego, saúde e sustentabilidade ambiental”.
“Acresce que este programa operacional devia explicitamente inscrever nos seus objectivos a demografia, bem como assinalasse as medidas tendentes a inverter a tendência de despovoamento e envelhecimento que está a ocorrer nas diferentes ilhas do arquipélago dos Açores, tal como ficou evidenciado nos resultados do Censo de 2021, com especial gravidade para algumas ilhas”, refere o CESA.
De acordo com os parceiros sociais, o documento “carece de consistência e fundamentação nas medidas de promoção da igualdade de género e das pessoas com deficiência ou incapazes”.
O CESA sugere que o documento “seja revisto, por sofrer de alguma qualidade técnica, clarificação e fundamentação, mas, particularmente para que o sector privado seja reforçado, a nível da distribuição financeira dos apoios”. Pretende-se desta forma uma “maior aposta na inovação e na competitividade da economia transacionável e de exportação”, com uma estratégia que “contribua para minimizar os problemas de pobreza e demografia, promova a coesão social, a igualdade de género, que crie e riqueza e melhore a convergência económica da Região”.

Share

Print
Ordem da notícia658

Theme picker