SATA autorizada a manter os voos de Lisboa para Pico, Horta Santa Maria e Funchal
Diário dos Açores

SATA autorizada a manter os voos de Lisboa para Pico, Horta Santa Maria e Funchal

Previous Article Previous Article Rádio Clube de Angra ameaça fechar devido a medida do Secretário de Estado do Cinema e Audioivisual
Next Article Prolacto lança Bónus de Emergência aos produtores  de 5 cêntimos por litro de leite Prolacto lança Bónus de Emergência aos produtores de 5 cêntimos por litro de leite

A SATA obteve autorização de Bruxelas para manter os voos directos de Lisboa para o Pico, Horta, Santa Maria e Funchal.
A notícia foi divulgada pelo Expresso de ontem, com base numa fonte oficial da SATA.
Estas rotas estavam em risco, como oportunamente foi divulgado, porque apresentavam prejuízos na operação, o que não é permitido por Bruxelas.
Neste sentido a SATA pediu à Direcção Geral da Concorrência (DG Comp) autorização para realizar estes voos, numa excepção que foi autorizada até se encontrar uma solução definitiva, que deverá ser incluída na reestrutração da SATA, ainda em estudo por Bruxelas.
“A Comissão Europeia considerou que a Azores Airlines não poderia continuar a operar estas rotas sem a devida compensação. A definição do modelo e eventual compensação não dependem da companhia aérea, mas do Governo da República e do Governo Regional em coordenação com a ANAC. As três partes já manifestaram a intenção de resolver o tema o mais rapidamente possível”, afirma fonte oficial da SATA ao Expresso.
Estes voos são realizados sem qualquer apoio público desde 2015, quando deixaram de integrar as obrigações de serviço público, por proposta do Governo de Passos Coelho, lembra o jornal, adiantando que estes voos deficitários acumularamm para a SATA um prejuízo de 40 milhões de euros. Poderá agora manter estas rotas por um período de 12 meses.

Share

Print
Ordem da notícia663

Theme picker