Ponta Delgada seleccionada para a final da Capital Europeia da Cultura
Diário dos Açores

Ponta Delgada seleccionada para a final da Capital Europeia da Cultura

Previous Article Previous Article Transportes e Turismo
Next Article Encontrado homem morto na baía da Maia, em Sta. Maria Encontrado homem morto na baía da Maia, em Sta. Maria

As cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram pré-selecionadas na competição para o título de Capital Europeia da Cultura 2027 em Portugal.
Após uma reunião que se prolongou por quatro dias, um painel de peritos independentes recomendou a pré-seleção a partir de uma lista de 12 cidades portuguesas candidatas ao título.
Uma cidade estar pré-selecionada para o título de Capital Europeia da Cultura já é uma realização positiva e pode resultar em benefícios culturais, económicos e sociais significativos, desde que a proposta faça parte de uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo orientada para a cultura.
Assim que as autoridades competentes portuguesas aprovarem formalmente a recomendação do painel, as cidades terão até ao outono de 2022 para completarem as suas candidaturas.
O painel reunirá novamente até ao final deste ano para recomendar qual a cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura 2027.
Em 2027, Portugal terá uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.
Haverá ainda em 2027 outra Capital Europeia da Cultura na Letónia. A
As autoridades letãs lançaram o seu concurso em agosto de 2020 e organizaram a sua pré-seleção em julho de 2021 (quatro cidades foram pré-selecionadas: Daugavpils, Jurmala, Liepaja e Valmiera).
A reunião para a seleção final na Letónia terá lugar na primavera de 2022.
Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura.

Share

Print

Theme picker