Ribeira Grande assinala os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso
Diário dos Açores

Ribeira Grande assinala os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso

Previous Article Previous Article A tempestade perfeita
Next Article Açores: do exílio dos liberais ao último resíduo de absolutismo aéreo Açores: do exílio dos liberais ao último resíduo de absolutismo aéreo

A Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou, no final da passada semana, o programa de comemorações dos 500 anos do nascimento do Dr. Gaspar Fructuoso, que conta com a colaboração da Universidade dos Açores e com o alto patrocínio da Presidência do Governo dos Açores.
O vasto programa elaborado para os próximos meses terá o seu arranque já no próximo dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, com o relançamento do livro “Notícia Biográfica do Dr. Gaspar Fructuoso”, da autoria de Rodrigo Rodrigues, numa edição comemorativa do IV centenário da sua morte e lançamento de uma página internet dedicada a estas comemorações.
De 13 a 17 de Julho regressa à Ribeira Grande a Feira Quinhentista, cujo mote, no âmbito destas comemorações, recairá sobre episódios temáticos descritos no livro IV das Saudades da Terra.
Para o fim do mês de Agosto, mais concretamente no dia 24, dia do falecimento de Gaspar Fructuoso e por ser desconhecido o dia exacto do seu nascimento, a autarquia preparou um programa que se iniciará com uma visita ao mausoléu de Gaspar Fructuoso, no cemitério de Nossa Senhora da Estrela, seguindo-se uma cerimónia evocativa e missa campal no Largo Dr. Gaspar Fructuoso. Outro ponto alto destas comemorações será o Congresso Comemorativo dos 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso, organizado pelos centros de investigação da Universidade dos Açores (CHAM Açores, CEHu e CIBIO), com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional dos Açores e a colaboração do Instituto Cultural de Ponta Delgada, do Museu Carlos Machado e da Câmara da Ribeira Grande.
Em Janeiro de 2023 será relançado o Concurso Municipal “Prémio Gaspar Frutuoso”, destinado a galardoar, anualmente, o autor, ou autores, da melhor investigação ou obra literária. A autarquia pretende entregar o referido prémio em Junho de 2023, por ocasião do Feriado Municipal, encerrando assim oficialmente o programa destas comemorações.
No decorrer do ano destas celebrações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, outras iniciativas irão acontecer, tais como, uma exposição itinerante pelas Escolas do Concelho e da ilha de São Miguel, visitas guiadas, ligações à diáspora, exposições temáticas do Museu Carlos Machado e Biblioteca Pública de Ponta Delgada e a reedição da obra “Saudades da Terra”, pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada.

 

Share

Print

Theme picker