SATA reconhece que aumento do preço do jet-fuel vai ter impacto nas contas, mas preço das tarifas mantém-se “por enquanto”
Diário dos Açores

SATA reconhece que aumento do preço do jet-fuel vai ter impacto nas contas, mas preço das tarifas mantém-se “por enquanto”

Previous Article Previous Article Edição de 16 de Março de 2022
Next Article Uso de máscara poderá deixar de ser obrigatório nas próximas semanas Uso de máscara poderá deixar de ser obrigatório nas próximas semanas

 O preço das passagens aéreas na SATA não vai aumentar “por enquanto”, mas se a crise se mantiver por muito tempo a companhia irá “reequacionar” esta posição.
O Presidente do Conselho de Administração da SATA, questionado pelo “Diário dos Açores”, admite que o aumento do preço dos combustíveis vai ter impacto nas contas da empresa, mas mostra-se optimista na poupança noutras áreas.
Questionado sobre se o aumento do preço dos combustíveis, nomeadamente do jet fuel, vai influenciar os custos operacionais da SATA, Luís Rodrigues responde ao nosso jornal: “Naturalmente que sim. Isso é mitigável através de maior esforço de poupanças em outras áreas, contínua eficiência na operação e com a taxa de combustível. Embora a sobretaxa de combustível  permita atenuar o custo inesperado ou abrupto do combustível, pois é independente da tarifa, a solução tem os seus limites. A partir de determinado montante, o aumento do preço do combustível reflete-se na procura, uma vez que faz aumentar o preço final da viagem e os passageiros deixam de estar disponíveis para o suportar.  Ou seja, há uma retração na venda de viagens com repercussões nos resultados das companhias aéreas”.
Já se este impacto do aumento do preço dos combustíveis se vai reflectir no preço das tarifas da Air Açores e da Azores Airlines, o Presidente da transportadora regional responde que “por enquanto não”.
Mas deixa um aviso: “As companhias procuram fazer esforços adicionais para compensar. No entanto, se o fenómeno se mantiver por um período prolongado, essa posição terá de ser reequacionada”.

 Procura de reservas
para o Verão

Sobre as perspetivas do grupo para este Verão, em termos de operações nas várias rotas, tendo em conta o número de reservas que possuem, o Presidente da SATA revela que a empresa tem assistido “a um acréscimo interessante de procura, logo no início de março, uma vez que as restrições às viagens estavam a ser levantadas pela generalidade dos destinos e o optimismo voltou a tomar conta do sector”.
No entretanto, adianta, “surgiu o conflito na Ucrânia e tudo o que acarreta, o que acrescenta um grau adicional de imprevisibilidade. O que definitivamente estamos a verificar, é a compra muito mais tardia. Sendo compreensível do ponto de vista do passageiro, dificulta enormemente a vida de todos os que operam na área do turismo, a quem é exigido um esforço de planeamento de operações a médio / longo prazo e, logo, muito maior risco na sua atividade”.

 

TAP aumentará tarifas avaliando rota a rota em função da concorrência

 

A CEO da TAP reconhece que o aumento do custo do combustível usado nos aviões levará a um aumento dos preços das passagens aéreas, mas a avaliação será feita rota a rota, em função da pressão da concorrência, segundo o ECO.
A Guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia levaram a cotação do petróleo para perto de valores recorde, arrastando o preço do jet fuel.
O que significa custos mais elevados para as companhias áreas, que terão de ser passados aos consumidores.
Christine Ourmières-Widener reconhece que o preço das passagens vai subir, mas não de forma transversal.
“Queremos ser competitivos. Os nossos preços estão ligados à procura e oferta em cada um dos mercados. Não é um aumento global, depende da capacidade”, começa por explicar a CEO da TAP, à margem da cerimónia que assinalou o 77º aniversário da TAP, no Museu do Ar, em Sintra.
“As companhias aéreas estão a diminuir a capacidade e se a capacidade diminui os preços vão subir. Não é uma perspetiva global, será feito rota a rota, dependendo da pressão da concorrência”, explicou.
 “É verdade que com o aumento do preço dos combustíveis, é ainda mais crítico, porque os nossos custos estão a subir, mesmo com o hedging [instrumentos financeiros para amortecer a subida do jet fuel]. Estamos a fazer tudo para mitigar”, garantiu a CEO.
As mudanças podem acontecer também nas diferentes tarifas que existem em cada voo. “Em todos os voos temos passagens com preços baixos, porque temos várias tarifas. Temos tarifas que são muito baixas e outras que são mais elevadas. Podemos sempre jogar com a disponibilidade das diferentes tarifas. É muito complexo e o que estamos a fazer é seguir as melhores práticas da indústria”, afirmou a CEO. “Também estamos a aumentar a oferta, para Cabo Verde, Madeira. Aumentando a oferta também é mais fácil equilibrar tudo”, acrescentou.
A TAP está a acompanhar de perto a resposta da concorrência, garante Christine Ourmières-Widener.
“Estamos num mundo competitivo e estamos a ver o que estão a fazer as outras companhias aéreas. Estamos a fazê-lo para garantir que cumprimos o plano [de reestruturação], que é feito de receitas e custos”, disse.
“Todas as companhias aéreas estão a tentar encontrar soluções. A previsão dos analistas é de que estamos a viver algo muito extremo e que no longo prazo haverá uma estabilização“.
“A TAP é uma companhia de aviação que funciona no mercado liberalizado, que tem uma política de preços igual a todas as outras companhias aéreas. E continuará a praticar”, afirmou o ministro das Infraestruturas, também presente na cerimónia.
A CEO da companhia aérea foi também questionado sobre o interesse de outras transportadoras na TAP, mas remeteu a resposta para o acionista Estado.
“Temos vários interessados na TAP e temos interesse que a TAP não fique sozinha”, respondeu o ministro.

 

Ryanair anuncia nova rota P. Delgada Nuremburgo

 

A Ryanair acaba de anunciar uma nova rota a partir de Ponta Delgada, desta vez com a cidade alemã de Nuremburgo, para a sua programação de Verão.
Ao mesmo tempo anunciou novas rotas entre Faro e Madrid, do Porto para Bergerac e de Faro para Valência.
 Esta adição eleva o número total de rotas da Ryanair em Portugal para o Verão 2022 para 147, ligando cidades e regiões por toda a Europa.
Com 90 bases e mais de 2.400 rotas em funcionamento neste Verão, a Ryanair recomenda aos seus clientes que reservem as suas viagens de Verão, com as tarifas mais baixas possíveis, com antecedência.
Nuremburgo (ou Nuremberg) é uma cidade independente alemã, situada ao norte do estado da Baviera na região administrativa da Média Francónia.
Nuremberg é a maior cidade da região histórica Francônia com aproximadamente meio milhão de habitantes, tendo sua área metropolitana cerca de 1 milhão e 17 mil habitantes.

Share

Print
Ordem da notícia710

Theme picker